TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Superior de Administração e Gestão

Por:   •  23/11/2020  •  Ensaio  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 6

Henrique Macedo de Miranda

Escola Superior de Administração e Gestão

8° semestre ADM

Sustentabilidade 22/11/2020

Resumo: o objetivo deste trabalho foi identificar se a empresa Natura se importa e utiliza medidas referentes a sustentabilidade e se desde o começo até os dias atuais a empresa tem se posicionado referente atuação de forma sustentável, Produção mais limpa, Ecoeficiência, Legislação ambiental e ISO14001

Palavras-chaves: Sustentabilidade, Ecoeficiência, Produção mais limpa, Natura

  1. Introdução.

A companhia Natura desenvolve, fabrica, distribui e comercializa cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal, possuindo uma marca que está entre as mais reconhecidas no mercado de cosméticos no país. Fundada em 1969, quando Luiz Seabra inaugurou uma pequena fábrica em São Paulo, desde então foi criado um negócio voltado à construção do Bem Estar Bem, que se manifesta nas relações harmoniosas que um indivíduo estabelece consigo mesmo, com os outros e com a natureza. A Natura é a maior companhia de cosméticos de capital brasileiro hoje está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela, França e EUA além de outros 63 países indiretamente.

Em 1970, a empresa optou pela venda direta como uma oportunidade de crescimento exponencial, assim nascia a consultoria Natura com vendas porta a porta, garantindo um contato direto e mais adequado com seus clientes. Atualmente, a Natura continua trabalhando com vendas diretas, online e lojas físicas. A empresa conta com uma rede de 7 mil colaboradores, 1,7 milhões de consultoras e consultores Natura, além de fornecedores e parceiros.

  1. Produção mais limpa Natura

Produção mais limpa é quando uma empresa adota estratégias econômicas com o intuito de não agredir o meio ambiente na produção de seus materiais. A fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, e reciclagem de resíduos gerados no processo produtivo.

A Natura é uma das empresas brasileiras que aplicam a produção mais limpa, com compromisso de desenvolver valores e práticas sustentáveis até 2050. Em parceria com a Braskem, a empresa vem investindo nas embalagens rastreáveis e recicláveis da linha Ekos. É vista como uma marca Verde, com o selo UEBT (Union for Ethical Biotrade), esse selo atesta que todos os ingredientes da linha Ekos são sustentáveis. A empresa também trabalha com a logística reversa, os clientes levam 5 embalagens vazias até uma loja Natura e recebem um novo produto, o objetivo é diminuir o impacto ambiental gerado pelo descarte indevido de embalagens pós-uso.

Outro ponto que deu certo com foco na produção mais limpa, foi a instalação de painéis solares orgânicos, gerando impactos positivos ambientais e sociais. A estimativa é que a energia gerada contribua para evitar a emissão anual e 37 toneladas de CO2.

   

  1. Como a Natura atua de forma sustentável?

A Natura desenvolve produtos de forma sustentável com o objetivo de fazer bem para a pele, para o cabelo e para a floresta. A empresa formula seus cosméticos com o auxílio da mais alta tecnologia e ingredientes seguros, com isso a Natura retirou alguns itens como o triclosan, ftalatos e parabenos do seu portfólio, esses ativos colocam em risco a saúde das pessoas e do meio ambiente. Desde 2006 a Natura não realiza mais testes em animais, essa atitude resultou em parcerias da empresa com mais de 20 universidades e instituições de pesquisa, no desenvolvimento de metodologias alternativas. Em 2007 a empresa criou o Programa Natura Carbono Neutro, onde é possível neutralizar o carbono desde a extração dos ingredientes até o momento do descarte, 90 % dos produtos produzidos hoje pela Natura são naturais, inclui os vegetais e os biotecnológicos, eles buscam a inovação e a alta performance, priorizando matérias-primas renováveis. Até suas embalagens são sustentáveis, eles utilizam de materiais reciclados pós consumo, priorizando fontes renováveis como o plástico verde, que vem da cana-de-açúcar.

         A companhia foi reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis do mundo, e a primeira do setor de cosméticos pelo ranking Global 100. Em 2018 se tornou a primeira companhia brasileira a conquistar o selo The Leaping Bunny, da Cruelty Free International, atestando compromisso com a não realização de testes dos produtos e ingredientes em animais. Foi também a primeira empresa de capital aberto a obter o selo B corp, que reconhece empresas comprometidas ao resultado socioambiental.

  1. Ecoeficiência

A ecoeficiência busca benefícios ambientais na gestão empresarial, que impulsionem também benefícios econômicos. Ela representa a responsabilidade ambiental por parte das empresas, incentivando a inovação, buscando sucesso e crescimento no mundo dos negócios.

Desde 2007 com base no modelo da onu a mudança metodológica da Natura veio a progredir com sua ecoeficiência de um ano para o outro. Devido ao crescimento do valor adicionado e redução do impacto ambiental.

Outro modelo é o da Contabilidade da Gestão Ambiental que analise de forma individual cada um dos aspectos, sendo eles: GEE, sociobiodiversidade, impacto dos produtos, resíduos, água e efluentes e energia. Neste modelo a Natura vem aumento o desempenho ecológico concomitantemente ao econômico, ou seja, a empresa aumentou a sua ecoeficiência. A Natura trata essas questões como investimento já que faz parte do planejamento estratégico e se torna uma prática de sobrevivência no mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com