TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas da Administração Administração Científica de Taylor

Por:   •  5/11/2016  •  Resenha  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

UA 03 – MOMENTO DA VERDADE

  1. Administração científica de Taylor

Voltada para a produção, a fim de reduzir os custos e aumentar a produtividade dos operários. Procurava selecionar e dividir as funções dos trabalhadores de acordo com sua especialização, incentivando-os ao aumento de salários e a premiações.                  

Exemplo: Fábrica de celulares: a montagem dos aparelhos telefônicos é dividida em várias equipes, passando por várias etapas de acordo com a instrução do operário até chegar ao produto final. Aumentando-se a produtividade e diminuindo o tempo de trabalho, e também, há premiações na participação dos lucros como incentivo ao trabalho.

  1. Escola Clássica de Fayol

Voltada à gerência administrativa, onde a empresa é comandada de acordo com o nível hierárquico e estruturada em organogramas. Focada no planejamento, organização, comando e controle.                                                                                                                                          

Exemplo: Batalhão da Polícia Militar, onde a hierarquia predomina na administração e planejamento dentro da organização.

  1. Escola das Relações Humanas de Elton Mayo

Voltada para a administração mais humana, onde os funcionários apresentam maiores rendimentos quando são remunerados de acordo com sua função, com repouso, refeições, etc.

Exemplo: Um atleta profissional dentro de uma organização no clube ao qual representa, com suporte necessário (salários em dia, alimentação, treinamento, descanso) apresenta maior rendimento na sua atuação profissional.

  1. Escola Comportamental

Voltada ao sistema social da empresa de forma mais humanista. Onde é visado o bem estar, os interesses e sentimentos dos indivíduos e como esses fatores influenciam na organização com a interação dos grupos.                                                      

Exemplo: Aproveitamento de jogadores de futebol numa partida. O técnico analisa o perfil tático para desenvolver uma melhor interação ao grupo, incentivando-os, motivando-os e buscando interesses dos atletas na meta pela da vitória.

  1. Escola da Contingênicia-situação

Voltada a algo incerto ou eventual. Onde um modelo organizacional seguido por uma determinada empresa pode não ser tão produtivo como em outra empresa. Ou seja, cada empresa tem que estudar seus recursos humanos e financeiros para traçar seu próprio modelo organizacional. Existe uma relação entre o meio-ambiente e a administração, segundo Chiaveneto.

Exemplo: Uma temakeria localizada no bairro da Liberdade em São Paulo. O ambiente e existência de culturas locais favorecem nas metas organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com