TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escravidão em Pleno Século XXI

Por:   •  28/8/2015  •  Resenha  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 3

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

Trabalho e Escravidão

Nos dias de hoje apesar de não serem divulgados, os números que correspondem à escravidão são exorbitantes. Pessoas no mundo todo sofrem com esse tipo de trabalho forçado.

A escravidão pode se dar por inúmeras causas como cor da pele, raça, distinção social, entre outras. Nos tempos antigos a escravidão era aceita, as principais vitimas dessa escravidão eram as mulheres, crianças e pessoas negras, por serem mais vulneráveis e mesmo hoje, com todas as leis contra o trabalho infantil, lei protetora as mulheres e leis contra a distinção racial ainda ocorre em grande escala.

Trabalho escravo no século XXI

Na atualidade a China é um exemplo de país onde ainda existe muita escravidão, as pessoas são forçadas a trabalhar para as indústrias de base do país, que são eletrônicos, roupas, calçados e bijuterias que são as principais exportações feitas pela China.

O Brasil também tem inúmeros casos de escravidão registrados nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia entre outros estados onde pessoas foram resgatadas de trabalhos escravos em situações de vida sub-humanas.

Enquanto a sociedade e os governantes fecharem os olhos para esta dura realidade pessoas no mundo todo continuaram sendo escravizadas e continuarão vivendo em situações de risco. É preciso ações de fiscalização efetivas e conscientização para que a população e para quem sofre com trabalhos forçados procurem seus direitos.

Existem muitos casos de pessoas que passaram suas vidas todos sob o regime de escravidão, a exemplo disso os negros que viviam em senzalas desde seus nascimentos e muitos até a morte. Alguns conseguiam fugir e se refugiar nos quilombos, porém muitos não. O Brasil foi o ultimo país do ocidente a abolir a escravidão dos negros em 1888.

Dentre os muitos agentes causadores da escravidão, estão principalmente as indústrias pelo mundo a fora. No Brasil os principais setores onde foram descobertos casos de escravidão foram o de construção civil, as lavouras, pecuárias, confecções onde se concentram principalmente estrangeiros (Bolivianos, chineses, etc.), cana de açúcar, entre outros.

Isso ocorre porque a mão de obra sai mais barato para as empresas, proprietários de lavouras e confecções, por exemplo, em contra partida os escravizados vivem em condições precárias, não tem liberdade de ir e vir, geralmente são pessoas sem instrução e/ou estrangeiros (que entraram ilegalmente no país), e vivem longe de suas famílias sem convívio social.

Escravidão e ética

Apesar de muitas pessoas viverem sob o regime de escravidão, outras muitas conhecem e lutam por seus direitos. Existem leis para os direitos humanos que dão aos cidadãos direitos de ir e vir, de trabalharem e receberem por isso com dignidade, de terem descanso da jornada de trabalho, entre outros benefícios advindos de um trabalho reconhecido por lei.

A escravidão é considerada antiética, pois não respeita nem mesmo os direitos individuais dos cidadãos, e nem os direitos humanos. Independente do modo ou com quem seja feita, a escravidão é um absurdo e deve ser repudiada e denunciada. Todo cidadão de bem tem o direito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com