TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado do bem-estar social

Por:   •  26/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA: O ESTADO E OS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS-OEPC

TURMA: D

TUTORA: Josilane Paulino Barbosa Barroso

ALUNO (A): Balbino Praxedes de Jesus Junior

Faça um comentário sobre como as políticas de proteção social (combate a pobreza, a desigualdade e a exclusão social e outras) foram vistas desde o liberalismo até o Estado de Bem-Estar Social.

TAREFA DA I SEMANA

O Estado do bem-estar social teve início após a Segunda guerra mundial nos países europeus, baseando-se na teoria econômica de John Maynard Keynes. O estado do bem-estar social estabelecia que independente de sua renda, todo cidadão teria desde o seu nascimento até sua morte o direito de ser protegido pelo estado.

Assim, seguindo este caminho os estados ampliaram os serviços prestados aos seus cidadãos englobando a educação em todos os níveis, saúde, auxílio ao desempregado, garantia de renda mínima. Com todos esses benefícios citados, este período ficou conhecido como “anos de ouro.”.

No entanto, no final dos anos 70, com a crise que se instalalou em nível global, as políticas de proteção social começaram a apresentar problemas, principalmente com relação ao seu financiamento. É a crise do Bem-esta social.

A Inglaterra, liderada por Margarete Thatcher, foi o primeiro país a implantar uma nova ideologia: O liberalismo.

O liberalismo tem como sua principal bandeira a redução de taxas e gastos governamentais, assim, o estado começou a reduzir as políticas e serviços assistenciais, direcionando para o mercado a supressão dessas demandas.

Particularidades à parte, o enfrentamento no combate a pobreza, a desigualdade social e a exclusão reforçam a necessidade da presença do estado em áreas mais sensíveis. Em épocas de escassos recursos os gestores devem atuar estrategicamente no intuito de garantir um mínimo de dignidade aos seus filhos que se situam na condição de pobreza extrema.

Cabe ao Estado em momentos de crise, de aperto de contas, abrir espaço para o mercado, agindo com cautela, reinventando novos caminhos sem perder o rumo da redução da pobreza e da minimização da desigualdade social.

 

REFERÊNCIAS:

Santos, Maria Paula Gomes dos. O Estado e os problemas contemporâneos. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2009.

Disponível em . Acesso em 02 de set. de 2015.

Disponível em < http://www.infoescola.com/sociedade/estado-de-bem-estar-social/>. Acesso em 02 de set. de 2015.

Referências bibliográficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (301.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com