TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Planejamento Empresarial

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.910 Palavras (8 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB

UNISEB INTERATIVO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

Silvia Angelica Costa Cardoso

SÃO LUIS

2014

SILVIA ANGÉLICA COSTA CARDOSO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

Relatório de Estágio Supervisionado I, apresentado ao Uniseb Interativo, no Curso de      Administração como pré-requisito para obtenção do título                                                                          de Bacharel em Administração.    

                 

São Luis

2014

DADOS TÉCNICOS

Aluna: Silvia Angélica Costa Cardoso da Silva

Código: 0200093389

Unidade Concedente do Estágio/Empresa: Urgmed - Sistema de Urgência e Emergência Médica Ltda

Razão Social: Urgmed Sistema de Urgência e Emergência Médica Ltda

Endereço: Rua do Egito, 173 – Centro, São Luís – MA.

Setor de desenvolvimento do estágio: Geral

Período: 01/09/2014 a 30/09/2014.

Total de Horas: 130 horas

Supervisora de Campo: Maria de Jesus Maciel - Diretora

Orientador: Wendel

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................

A ORGANIZAÇÃO.......................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................

REFERÊNCIAS...........................................................................

ANEXOS......................................................................................

4

5

10

12

13

INTRODUÇÃO

O relatório é elaborado no âmbito da disciplina Estágio Supervisionado I, com o objetivo de afixar conhecimento teórico adquirido durante o curso de Administração.

O Estágio desenvolveu-se na empresa Urgmed, durante o período de 01 de setembro a 30 de setembro de 2014, de segunda a sábado, das 08h às 13h, totalizando uma carga horária de 130 horas.

O tema escolhido neste primeiro estágio foi Planejamento Empresarial por se tratar da parte inicial da formação de qualquer empresa.  E levando-se em consideração que a economia atual encontra-se em mudança constante essa área é uma das mais importantes para a vida da empresa.

A ORGANIZAÇÃO

Em 2001 a URGMED, na pessoa de seus representantes, ingressou em um projeto ambicioso de conceituação e estruturação de empresa de serviços que atingisse o mercado segurador, principalmente o segmento de saúde. Para tal, pesquisou nos países desenvolvidos modelos que pudessem, após adaptação à nossa realidade, agregar valores palpáveis nos âmbitos mercadológico e econômico. Ficou clara a carência do setor nos níveis de saúde que antecedem e complementam o nível hospitalar, ou seja, a emergência e a internação domiciliar. Dois desafios foram impostos: criar os conceitos e construir uma estrutura confiável. Uma vez atingidas estas metas, foi fácil conquistar a confiança dos clientes, que continuam apoiando cada nova iniciativa da empresa.

A empresa segue representada no organograma:

[pic 3][pic 2]

A diretora da empresa é a Sra. Maria de Jesus Maciel. Contudo, na prática, quem é o responsável geral pela empresa é o Sr. Marcelo Maciel. A sra. Izidora Maciel é a Diretora Administrativa e é responsável por autorizações de pagamentos em geral (funcionário e fornecedores),  de compra de materiais e produtos e pelo relacionamento com os clientes. A parte mais operacional da administração da Urgmed fica a cargo da auxiliar administrativa, Leidiane Serra, que é supervisionada pela Sra. Izidora. A supervisora de enfermagem é a Enfermeira Vaneide Maciel, que é responsável pelo corpo técnico da empresa, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas socorristas. Sua função é: saber sobre os serviços que serão prestados, orientar os encarregados, organizar os funcionários para a realização dos serviços em campo.

Como se pôde perceber acima a Urgmed é uma empresa do tipo familiar. E, por ser familiar ela apresenta algumas desvantagens típicas já apresentadas em estudos

Entre as fraquezas da administração familiar acreditamos serem as mais importantes:

  • Conflitos entre os interesses da família e os da empresa.
  • Falta de disciplina com relação à destinação dos lucros e ao desempenho nos vários setores da organização. [...] (DONNELLEY, 2014)

As principais decisões relacionadas à vida da empresa são tomadas por uma única pessoa sendo também sua decisão a final, a do Sr. Marcelo. Assim, não há na empresa uma delegação de poder, dificultando, por muitas vezes, a realização de alguns serviços e atrasando algumas decisões importantes para a vida da mesma.

Por ser uma empresa de médio porte no que se refere à quantidade de funcionários - uma média de 46 funcionários de carteira assinada e uns sete (entre médicos e enfermeira), prestadores de serviços, ou seja, sem carteira assinada – a comunicação interna é bem rápida. Todos os funcionários tem acesso direto à direção, o que muitas vezes, leva ao conhecimento dos diretores assuntos que não são relevantes aos mesmos e que poderiam ser resolvidos com os supervisores diretos de cada setor.

A empresa tem como faturamento médio mensal uma faixa de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) e entre seus principais clientes estão o Governo do Maranhão e a Geap. Contudo, ela já teve grandes clientes como a Vale, a Unimed, a Promig, a Construcap, o OGMO, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (176.6 Kb)   docx (310.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com