TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio-Planejamento empresarial

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

1 INTRODUÇÃO

        O objetivo do presente relatório é evidenciar como a organização realiza o seu planejamento empresarial, bem como complementar a formação do aluno proporcionando uma experiência acadêmico-profissional através de vivências no ambiente empresarial.

O estágio foi desenvolvido como um trabalho de observação e análise da entidade, do mercado no qual ela está inserida, das atividades desenvolvidas internamente e dos aspectos a serem melhorados.

2 A ORGANIZAÇÃO

        A empresa na qual o estágio foi realizado é de pequeno porte, está localizada no seguinte endereço, SIAS TR 07 n° 100 SCE conjunto A loja 19, Guará, Brasília-DF, tem por nome fantasia “Court”, e está no mercado, desde 2012. Quanto ao horário de funcionamento, de terça a sexta é de 9:00h às 18:00h, sábado e domingo de 8:30h ás 18:30h, está dividida em duas áreas: Área de vendas onde atuam  vendedores,  estoquista,  gerente de vendas e marketing e caixa; e Escritório onde atuam os diretores da empresa (sócia majoritária e minoritária), possui em seu quadro atual 9 (nove) funcionários distribuídos entre gerente, vendedores estoquista e caixa, ( conforme anexo I ), possui muitos fornecedores, e estes por sua vez têm baixo poder de barganha, quanto aos clientes, eles procuram produtos de marcas conhecidas, com boa qualidade e preço baixo, os concorrentes oferecem e os mesmos produtos comercializados pela organização e também produtos substitutos.

3. ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO: PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

3.1 HISTÓRICO DA EMPRESA

        A organização possui um faturamento anual de 1.200.000, ( um milhão e duzentos mil), tem como principal operação, o comércio varejista, de bolsas, malas e artigos para viagem, oferece ao mercado produtos de boa qualidade, com garantia, e que atendem as necessidades do cliente. A linha de produtos oferecidos foi desenvolvida de acordo com as marcas mais procuradas pelos compradores, com a qualidade e com o preço que os produtos podem ser oferecidos aos consumidores.

Quanto à posição ocupada, a empresa está em segundo lugar, possui vários fornecedores todos de São Paulo-SP, e, o canal de distribuição utilizado é o canal B, ela compra diretamente do fabricante e revende para o consumidor final. Sua principal concorrente comercializa malas e artigos para viagem e, é a líder do mercado. Os compradores são exigentes e procuram qualidade superior por preços cada vez mais baixos.

3.2 VARIÁVEIS ADMINISTRATIVAS

A estrutura organizacional baseia-se em planejamento e metas a serem cumpridas

O planejamento organizacional é realizado pelos diretores e gerentes, entretanto a tomada de decisão é centralizada na direção, e, embora a hierarquia seja respeitada, os funcionários tem total liberdade para dar sua opinião em relação às melhorias que a empresa deve fazer.

A entidade possui dois tipos de estruturas: formal e informal. A estrutura formal é planejada e formalmente apresentada pela direção através de reuniões, é estável e está sujeita a controle, nela comunicação é vertical, e os funcionários respondem diretamente aos chefes respeitando sempre a hierarquia, a direção promove reuniões duas vezes por mês e orienta para as atividades que devem ser desempenhadas, sendo controle e a organização das operações, feito pela gerente de vendas e marketing, e a execução das atividades fica por conta do caixa dos vendedores e do estoquista, (conforme anexo II).    

Já a estrutura informal surge da interação entre as pessoas e desenvolve-se espontaneamente quando elas se reúnem, são comportamentos pessoais que não são, oficialmente reconhecidos pela organização, há grande dificuldade de controle e os atritos entre as pessoas que compõe essa estrutura são frequentes.

 Quanto a cultura organizacional manifesta-se nas normas impostas pela direção e na contrariedade dos funcionários em aceita-las.

3.3 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

        Estratégia empresarial é a forma de pensar no futuro. São as metas que a organização pretende atingir e para isso é preciso definir o negócio da empresa e qual sua missão.

        A entidade atua no comércio varejista de bolsas malas e artigos para viagem e seu objetivo é vender o máximo possível de seus produtos, sendo assim, todo o planejamento da organização gira em torno da área de vendas. A direção, e a gerente de marketing e vendas passam o ano todo planejando, as metas a serem estabelecidas para cada mês, a quantidade de mercadoria a ser comprada, quantas pessoas contratar para o final do ano, quantos meses o material escolar deverá ficar em exposição, quando iniciar a exposição da coleção de bolsas de inverno e de verão além do planejamento das estratégias motivacionais para os funcionários. Essas decisões são tomadas com base nas vendas do ano anterior, e em pesquisas atuais, após fechar o mês os dados considerados importantes em relação às vendas são arquivados e servirão de base para o planejamento do próximo ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com