TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagiário de Engenharia de Qualidade

Por:   •  13/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Eloá Salera, Roberto Gonçalves, Sofia Grando, Wellinton Iadelka  

Importância da implementação da mentalidade Lean antes de se partir para uma implementação de uma “fábrica do futuro”

O pensamento Lean Manufacturing trata-se de um corpo de conhecimento cuja essência é a capacidade de eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática. Organizações de praticamente todos os setores têm usado lean como meio fundamental para transformar realidades gerenciais, potencializar resultados e melhor aproveitar o potencial humano. Novos processos tornam explícitas lacunas de conhecimento e habilidades, criando oportunidades direcionadas para se desenvolver o conhecimento e as habilidades das pessoas envolvidas com o trabalho (LEAN INSTITUTE BRASIL, 2013).

Levando em consideração a definição citada, podemos afirmar que previamente o desenvolvimento de produtos, o lean ensina que devemos desenvolver o pessoal. Portanto, antes mesmo de introduzir tecnologias para automação e informação em uma determinada empresa, faz-se importante levar em consideração a transformação de todos que estão na organização, tornando-os criativos e dando-lhes uma nova visão de como criar valor aos usuários.

A solução de problemas é muito efetiva quando ensinamos as pessoas de nossas empresas a “se tornarem criativas” (ou, em vez disso, criativas inteligentes). Se seu negócio pretende sobreviver e ter sucesso no mundo digital, você deve ter um ambiente no qual as pessoas estejam constantemente usando sua criatividade para solucionar problemas (LEAN INSTITUTE BRASIL, 2018).

Tendo em vista definição da indústria 4.0, pode-se dizer que esta é a integração da tecnologia de informação nas operações industriais e também no contexto da cadeia de suprimentos. Entre outros ganhos, ela propicia a criação das chamadas fábricas inteligentes, locais que têm a maioria de seus processos automatizados. Unindo as práticas da Indústria 4.0 aos conceitos do Lean, pode-se dizer que há uma busca cada vez mais efetiva pela melhoria. Quando a tecnologia começa a ser empregada de forma mais efetiva, existe também um desenvolvimento da manufatura enxuta que faz com que empresas passem a realizar suas atividades de maneira muito mais ágil e precisa (Nortegubisian, 2020).

Referências  

LEAN INSTITUTE BRASIL. Brasil, São Paulo: Lean Institute Brasil, 2013.

MEDINA, Regis. Por que o pensamento lean é o motor de uma transformação digital. LEAN INSTITUTE BRASIL, 2018. Disponível: . Acesso em: 03 de jul. de 2020.

Lean e a Indústria 4.0: você sabe qual é essa relação? NORTEGUBISIAN, 2020. Disponível em: Acesso em: 03 de jul. de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com