TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia Empresarial

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

6. Estratégias Empresariais  

6.1 Definição e sua importância

O conceito de estratégia empresarial se dá através de métodos ou planos que são traçados, para alcançar determinado resultado dentro da organização, acima de tudo é um processo que são necessárias outras etapas e analises, podendo sofrer forte tendência da cultura da empresa. Uma estratégia de negocio tem diversas características especificas. O processo de formulação da estratégia não resulta em qualquer ação imediata. Em vez disso, estabelece as direções gerais nas quais a posição da empresa crescerá e se desenvolverá. Sendo assim, a estratégia deve ser usada, para gerar projetos estratégicos através de um processo de busca. O papel da estratégia, nessa busca é primeiro o de focalizar a atenção em áreas definidas pela estratégia e, em segundo lugar, o de excluir as possibilidades não identificadas que sejam incompatíveis com a estratégia.

6.2 Tipos de Estratégias

Estratégias competitivas genéricas:

- A primeira é a estratégia competitiva de custo, na qual a empresa centra seus esforços na busca de eficiência produtiva, na ampliação do volume de produção e na minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa, desenvolvimento e tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor.

- A opção pela estratégia competitiva de diferenciação faz com que a empresa invista mais pesado em imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa, recursos humanos, pesquisa de mercado, qualidade, etc., com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor como um atrativo a mais.

- A estratégia competitiva de foco significa escolher um alvo restrito, no qual, por meio da diferenciação ou do custo, a empresa se especializar, atendendo a segmentos ou nichos específicos, focalizando seus clientes.

Estratégias de crescimento:

- Certamente, uma empresa deve selecionar uma estratégia de crescimento que resulte em aumento de vendas ou da participação de mercado, se espera que esse crescimento possibilite um aumento do valor da empresa. O crescimento pode ser atingido de v·rias maneiras. O crescimento interno é conseguido por meio do aumento das vendas, da capacidade de produção e da formação de trabalho. Algumas empresas buscam deliberadamente esse caminho para o crescimento, em vez de tomar os rumos alternativos da aquisição de outras empresas. O crescimento interno não inclui apenas o crescimento do mesmo negócio, mas também a criação de novos negócios seja em direção horizontal ou vertical.

- Na integração vertical, envolve o crescimento através da aquisição de outras organizações num canal de distribuição. A integração vertical é usada para obter maior controle sobre uma linha de negócios e aumentar os lucros através de maior eficiência, ou melhor, esforço de vendas.

- Na integração horizontal, envolve o crescimento através da aquisição de empresas concorrentes numa mesma linha de negócios, adotada num esforço para aumentar seu porte, vendas, lucros e participação potencial no mercado de uma organização.

Estratégia e os clusters competitivos:

Os clusters industriais, de serviços ou os agroindustriais podem ser de simplicidade equivalente aos de lojas comerciais nas grandes cidades ou podem, apos uma longa evolução  apresentar características de complexidade muito maior. Os clusters mais completos devem satisfazer algumas condições que tem correlação entre si, reforçando-se mutuamente.

6.3 Estratégia adotada para o evento

Temos como estratégia competitiva, a de diferenciação. Pois se trata de um produto que muitos já conhecem, com um serviço diferencial, no caso uma Temakeria drive-thru.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com