TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia e dinamica competitiva

Por:   •  6/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

Av. Dr. Armando Pannunzio, 1478 – Jd. Vera Cruz – Sorocaba/SP – CEP:18050-000

(15) 3321-1520

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Estratégia e Dinâmica Competitiva

CURSO: Administração de Empresas

DISCIPLINA: Estratégia e Dinâmica Competitiva

Participantes:

Tutores:

Presencial – Marcos Rueda

Distancia 7º Semestre -

Distancia 8º Semestre -

SOROCABA – SP

2015 / ADM

Sumário:

Introdução 03

Etapa 01 04

Etapa 02 05

Etapa 03 06

Conclusão 08

Bibliografias 09

Introdução

Este desafio será importante para que entendamos que as Unidades Estratégicas de

Negócios (UEN) são capazes de gerar estratégias competitivas de valor dentro de uma organização

Por meio delas, as empresas podem se equilibrar, estando menos suscetíveis a eventuais crises em setores determinados. Além disso, podemos também aproveitar melhor as oportunidades de mercado que estejam despontando, sem se desprenderem de seu negócio principal.

Etapa 01

Empresa escolhida - Leve Brisa Indústria e Comercio LTDA

Estabelecida na Rua Alameda Franca, nº 1240 Vila Nova Sorocaba cidade de Sorocaba, interior do Estado de São Paulo, em sede própria, contando com mais de 100 funcionários que operam sua produção, a Leve Brisa fabrica e comercializa uma linha diversificada de produtos de limpeza e higiene doméstica.

É hoje a evolução de uma fábrica que se iniciou quase caseira, em setembro de 1999, na produção e comercialização de pedras sanitárias para higienizar e desodorizar vasos sanitários.

Graças à qualidade e eficácia de seus produtos, bem como o desenvolvimento de uma política voltada para a plena satisfação de seus consumidores, a empresa foi se consolidando na medida em que novos produtos do gênero foram agregados.

Em menos de uma década, a Leve Brisa entrou para o rol das empresas que mais cresceram no segmento em que atua graças à superior qualidade de seus produtos, bem como pelo excelente relacionamento estabelecido com seus parceiros de trabalho e com seus consumidores finais.

Procurando corresponder à confiança que nela deposita seu público consumidor, a Leve Brisa também prioriza o uso de matérias-primas de alta qualidade que, ao mesmo tempo, são compatíveis com a preservação do meio ambiente.

Produtos produzidos e comercializados pela Empresa:

• Pedra Sanitária- várias versões

• Naftalina

• Evita Mofo

• Tira Manchas

• Pano Multiuso

• Sabão em Pasta

• Esponjas de aço inox

Unidades Estratégicas de Negócios (UEN)

A elaboração de uma UEN é um importante passo para asorganizações que possuem uma grande diversidade de produtos e serviços a oferecer a grupos também diversos de clientes.

Pode ser definida como sendo um setor altamente direcionado a um propósito alcançando a máxima eficácia e de forma estratégica. Todas as potencialidades das equipes que atuam na UEN devem estar direcionadas a atender as necessidades e oportunidades que surgem dentro da área estratégica de negocio.UEN dentro de uma organização tem sua própria missão, linha de produtos ou serviços, concorrência, clientes, ameaças e oportunidades.

Alguns cenários organizacionais podem determinar que a criação de uma UEN sendo a melhor, maneira de fazer com que a organização alcance seus objetivos.

Instabilidade do setor, mudanças no cenário econômico e político e a concorrência são aspectos que forçam a organização a se tornar mais competitiva e a tomar medidas estratégicas para manter no mercado, e deve levar em conta fatores além dos externos, pois fatores internos podem determinaro sucesso.

E tem a finalidade de diminuir a responsabilidade a outras áreas administrativa, trazendo para um grupo menor capacitado a responsabilidade para planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades relacionadas àquela determinada Área estratégica de Negócios.

Etapa 02

Análise dos ambientes

Após organizar as informações obtidas, a análise SWOT determinará se os dados indicam algo que ajudará a empresa a realizar seus objetivos (força ou oportunidade) ou um obstáculo que deve ser superado ou minimizado (fraqueza ou ameaça). Assim, o gestor estará apto a traçar uma estratégia adequada acada situação.

Analise do ambiente Externo

Oportunidades.

• O crescimento do país decorrente da estabilidade e medidas governamentais.

• Possibilidade de investimento de grande vulto na área de pedras sanitárias.

• Potencial do mercado consumidor brasileiro

Ameaças

• Falta de recursos de financiamento.

• Elevação na taxa de juros.

• Impedimentos legais: aprovação do projeto, licenças.

Análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com