TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia empresarial

Por:   •  1/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Administração EAD

VALDINEI MOREIRA SOUZA

Disciplina: Modelos de Administração

        

 

Feira de Santana/Ba

2014

Empresa: Hipermercado GBarbosa

Fundado em julho de 1955 em Sergipe pelos irmãos Gentil e Noel Barbosa. A princípio, tratava-se de uma mercearia que vendia secos e molhados, no centro da capital.

Em 1961, a primeira filial foi criada no município sergipano de Tobias Barreto. Em 1963, o primeiro supermercado do grupo foi inaugurado, focado nas classes de menor poder aquisitivo desenvolveu, desde o início, a cultura de oferecer preços baixos, atendimento de qualidade e variedade de produtos hoje integram a rede Cencosud uma multinacional com mais de 300 lojas e 5 bandeiras. 

Eficiência: a empresa utiliza uma cultura de simplicidade operacional, com cargos hierárquico bem definidos, procedimentos claros, mantendo a quantidade maior de colaboradores na base (nível operacional). Com isso, reduz em muito os gastos com salários e seus encargos. Além disso, busca minimizar a rotatividade e o absenteísmo de seus colaboradores.  

 

Como estão distribuídos os níveis decisórios nesta organização?

O nível Estratégico e centralizado nesse nível participam os alto executivos que integram a rede Cencosud, com a participação dos executivos das bandeiras, nela são definidas estratégias Macros, para toda a rede e posterior estratégias distintas das bandeiras.

O administrador geral desta empresa exerce todas as funções da administração que trabalhamos?

Não. As funções nesse caso, são divididas em níveis hierárquicos distintos. O administrador geral, exerce aqui as funções de organização e direção. Deveria ao meu entender aprimorar a função de planejamento, Pois assim estaria mais próximos das metas estabelecidas e com isso monitorar melhor os desvios das metas quando esses surgirem.

 

2 Cite  5 exemplos de empresas e/ou situações empresariais em que alguns (no mínimo 3)  princípios da Administração Científica que não poderiam ser aplicados na atualidade sem prejuízos para a organização; em seguida Justifique seus exemplos e argumentos.

Unidade de comando- uma empresa de Call Center - Imagine uma empresa cuja demanda de serviços e e quantidades de atendentes são altas. Se cada atendente tivesse um superior direto exclusivo. O custo com salarios e encargos seriam inviáveis.

Unidade de Direção:  Empresa: Facebook – para uma empresa voltada para inovação e informação e fundamental a descentralização de chefia, para otimizar os varios departementos direcioandos a criação de novos produtos e serviços.

Estabilidade e duração (em um cargo) do pessoal: Corretora de Seguros – Os ramos direcionados as areas de vendas em geral, necessitam de competição, metas ousadas e desafios o tempo todo. A estabilidade nesses  casos desistimulariam a competição, a busca das metas e desmotivariam os indivduos inseridos nesse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com