TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias Competitivas - Michael Porter

Por:   •  22/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

BIOGRAFIA

Michael Eugene Porter se licenciou em engenharia mecânica e aeroespacial pela Universidade de Princeton e concluiu MBA e doutorado em gestão empresarial, pela Universidade Harvard.

Porter é professor de Harvard, com ênfase nas áreas de administração e economia, e é considerado um dos maiores especialistas sobre a competitividade estratégica e planejamento empresarial.

Ele publicou inúmeros livros bastante utilizados, um deles é o “Estratégia competitiva – Técnicas para análise de Indústrias e concorrências (1980)” que por três décadas é o ponto de partida para administradores.

ESTRATÉGIA

Porter define a estratégia como a combinação dos objetivos que um empresa persegue e os meios para atingi-los. De certa forma, é reconhecida como um posicionamento organizacional, que atua na forma com que aumente as chances da empresa obter um retorno maior que o investimento realizado .

ESTRATÉGIA GENÉRICA DE PORTER

Foi elaborada para enfrentar as cinco forças competitivas, elas são ações defensivas e ofensivas que criam um posição vantajosa para a organização.

Liderança no Custo Total

É implementada por empresas que procuram uma maior participação no mercado, reduzindo seus custos em relação a dos concorrentes.

Praticada da forma correta, essa estratégia se torna uma excelente vantagem, pois os custos mais baixos otimizam a competição e o desempenho da companhia, criando uma maior flexibilidade diante da concorrência.

Diferenciação

Proporciona vantagens competitivas mediante a oferta de produtos ou serviços que tenham a qualidade desejada pelos consumidores e que, ao mesmo tempo, sejam diferentes dos produtos oferecidos pela concorrência.

Essa estratégia ajuda a organização a focar seus esforços a um determinado grupo, segmento, ou mercado geográfico.

Enfoque

A estratégia visa um nicho de mercado especializado, direcionando seus esforços para as necessidades de um tipo específico de consumidor ou de um mercado restrito.

É o enfoque da abordagem da liderança de custo ou de diferenciação em um abiente competitivo.

Ex: com o enfoque na diferenciação a empresa procura se distinguir em seu segmento alvo, explorando as necessidades dos consumidores.

Conclusão

É válido lembrar que não existe uma estratégia “absoluta” no âmbito empresarial, e que segundo Porter, para que uma empresa obtenha vantagens competitivas, ela deve perseguir táticas específicas e escolher o escopo dentro do qual irá alcançá-las.

O modelo proposto é de grande auxílio as empresas que desejam se estabelecer no mercado, pois as empresas estarão preparadas para enfrentar as cinco forças competitivas e, alcançarão também, um resultado superior ao da concorrência.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

http://www.portal-administracao.com/2014/02/a-estrategia-competitiva-de-porter.html?m=1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com