TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro "Estratégias Competitivas" de Michael Porter

Por:   •  29/4/2019  •  Resenha  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do livro “Estratégia Competitiva” de Michael Porter

Nome: Iara Oliveira Pereira

O livro “Estratégia Competitiva” de Michael Porter, fala sobre vários aspectos que permitem compreender as características da administração, da economia e principalmente como as empresas devem agir diante de seus concorrentes.

Para Michael Porter, estratégia competitiva é o posicionamento da empresa no seu ambiente competitivo. Para o desenvolvimento da estratégia há duas questões que, segundo ele, são fundamentais. A primeira delas é a estrutura ou atratividade da indústria na qual se atua, e a segunda, é a posição da empresa em sua própria indústria.

No livro, Michael Porter cita 5 forças de competição que existem em qualquer setor de um produto ou serviço. A primeira é chamada de rivalidade entre concorrentes já existentes, e diz respeito a luta por posições no mercado. A segunda é a ameaça de novos entrantes, ou seja, novos concorrentes entrando no jogo. A terceira é a concorrência de produtos os serviços substitutos, que podem pressionar a competição. A quarta, é o poder de barganha dos fornecedores, que podem limitar os lucros do setor. E, finalmente, a quinta e última, é o poder de barganha dos clientes, que também podem diminuir os lucros do setor exigindo menores preços.

A intensidade dessas 5 forças, determina se um setor é lucrativo a longo prazo ou não. Por meio de vários exemplos, Michael Porter mostra que a análise da indústria é o ponto de partida de toda estratégia e que é necessário entender cada setor e os motivos que levam aquelas estruturas a serem assim. A força que for mais presente em cada setor, vai exigir maior atenção. Por isso, é necessário cuidado, para que, mesmo sem querer, as indústrias não piorem as 5 forças e acabem se destruindo.

Segundo Michael Porter, as empresas tem que criar vantagens competitivas para se sobressaírem à suas rivais. A melhor maneira para criar essas vantagens é estar sempre um passo à frente da concorrência de forma que ela não o alcance. Para aumentar essa vantagem, algumas empresas adotam o crescimento do âmbito competitivo, que nada mais é que ter variedade de produtos, de clientes e de áreas geográficas. Outras empresas, optam por um âmbito competitivo restrito, e se concentram apenas em um tipo de produto, de cliente e de área. O autor nomeia esse processo de estratégias genéricas: liderança no custo, diferenciação e enfoque; e são utilizadas para enfrentar as 5 forças competitivas.

A liderança de custos começa com um bom produto, e consiste em entender o custo do concorrente de forma a usá-lo para melhorar sua própria posição. Os concorrentes são uma ótima motivação para levar sua empresa a reduzir custos. A diferenciação, é criar algo que seja único no âmbito de toda a indústria. E o enfoque, significa focar em um determinado grupo de clientes, um segmento de produtos, ou um mercado geográfico.

Existe um tipo de estratégia mencionada pelo autor, chamada de “estratégia direcionada”, que segundo ele, começa com a escolha de um seguimento-alvo. Esse seguimento deve ser bem específico para que a empresa consiga obter vantagem competitiva. Toda empresa direcionada sofre pressão para ampliar sua estratégia e oferecer outros produtos e serviços, além do seu alvo, para conquistar mais clientes. É preciso resistir a essas tentações e manter a estratégia direcionada para não perder sua vantagem competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com