TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estresse Varejo

Por:   •  7/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 5

Q

QUESTIONAMENTOS

A pesquisa irá basear-se nos seguintes questionamentos:

• Quais os níveis de estresse dos vendedores?

• Quais as causas e sintomas do estresse?

• Quais alternativas que reduziriam o estresse sentido por esses colaboradores?

• Qual melhor caminho para obter equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal?

REFERENCIAL TEÓRICO

A preocupação como bem estar dos colaboradores é fundamental para empresa, pois funcionários satisfeitos e contentes com suas funções e o ambiente de trabalho é mais produtivo e preocupado com os resultados da organização. Um ambiente de trabalho agradável facilita o relacionamento interpessoal e melhora a produtividade, bem como reduzir acidentes, doenças, absenteísmo e rotatividade do pessoal. Fazer do ambiente um local agradável para se trabalhar tornou-se uma verdadeira obsessão para as empresas bem-sucedidas. CHIAVENATO (2010). A falta desse ambiente saudável é um dos fatores que contribui para causar estresse no colaborador.

Estresse é qualquer situação que provoca ameaça ou dano, onde o sujeito avalia como algo superior a ele, ou que ele se sinta incapaz de enfrentar. Os benefícios com a prevenção do estresse ocupacional para a empresa são o aumento da produtividade, dos lucros e um ambiente profissional agradável. No Brasil, os principais fatores que contribuem para a demanda excessiva de agentes estressores no trabalho são: diminuição de mão-de-obra sem redução da quantidade de trabalho; inflação; custo de vida, entre outros. Para ROSSI, PERREWÉ e MEURS (2011) O estresse é reconhecido como um dos riscos mais sérios ao bem-estar psicossocial do individuo. A organização, por consequência acaba tendo problemas de desempenho, alta rotatividade, absenteísmo e violência no local de trabalho.

A síndrome de burnout é resposta ao estresse ocupacional e institucional crônico. Esse tipo de estresse ocorre em profissionais que estão em contato direto com outras pessoas. Sua origem está associada ao modo como esses profissionais suportam as situações de crise no local de trabalho. Essa doença é definida como uma reação à crise emocional provocada pelo contato direto, excessivo e estressante com a atividade.

Estudando a teoria da motivação de Maslow, nela as necessidades humanas está organizada em níveis, em uma hierarquia de importância e de influência podendo ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades básicas (fisiológicas), acima as necessidades de segurança (estabilidade), depois as necessidades social (aceitação), após as necessidades de estima (autoconfiança) e no topo, as necessidades mais elevadas (de auto realização).

São elas:

• Necessidades fisiológicas: fome, sede, sono, abrigo etc.

• Necessidades de segurança: segurança no trabalho, proteção contra o perigo, ameaça etc.

• Necessidades sociais: amor, afeto, participação em grupos etc.

• Necessidades de autoestima: realização, autoconfiança, status, respeito etc.

• Necessidades de auto realização: realizar seu próprio potencial, estar em contínuo autodesenvolvimento.

De acordo com a “Pirâmide de Necessidades”, de Maslow podemos dizer que a organização é o alicerce onde as pessoas buscam satisfazer suas necessidades, fisiológicas, de segurança e sociais, pois é através dela retribuindo com o salário , que os indivíduos vão satisfazer suas necessidades, onde comer regularmente e adequadamente faz parte da qualidade de vida. Onde esta por sua vez satisfeita, dão lugar as necessidades de segurança, ou seja, segurança no trabalho, segurança contra acidente e doenças ocupacionais, segurança contra despedida arbitrária, segurança contra discriminação. Após esta, vem as necessidades sociais, onde o colaborador busca ser aceito na equipe, ser reconhecido perante seus colegas, assim sendo, uma equipe bem unida tem grande chances de atingir seus objetivos e os objetivos da empresa. Porém, acima dessas necessidades, estão as necessidades que realmente motivam as pessoas, são elas “Necessidades de auto estima e auto realização”, onde realização, status, auto confiança, são as mais difíceis de serem satisfeitas.

Como diz o velho ditado: “prevenir é melhor que remediar”, quando todos estão empenhados no mesmo objetivo torna-se mais agradável e motivador seguir as regras dos programas de segurança.

METODOLOGIA

A seguinte pesquisa, do ponto de vista de sua natureza, será aplicada, pois tem objetivo de gerar conhecimento para aplicação prática dirigida á solução de um problema específico, de cunho explicativo, já que visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos apontados, e participante, já que faço parte da organização em que será realizada a pesquisa.

A metodologia a ser utilizada para o desenvolvimento dessa pesquisa seguirá dois princípios norteadores, onde o primeiro será desenvolvido em forma de pesquisa bibliográfica á luz de Zanelli, Limongi-França, Chiavenato entre outros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com