TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Organizacional

Por:   •  23/11/2015  •  Resenha  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

 

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura organizacional é o conjunto das responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões de indivíduos em cada unidade organizacional, da tarefa mais simples à atividade mais importante, suas funções e a relação de cada parte com as demais e com a empresa toda. 

            Toda organização tem sua estrutura organizacional que é como toda entrada de dados, processamento e saída de informações acontecerá, as trocas de informações, que sistema de informações gerenciais será implementado. Definir o ambiente físico da empresa, os departamentos, os cargos e suas atribuições, o maquinário, materiais de serão utilizados, fornecedores, o organograma. Avaliar as redes de relações sociais dos colaboradores que não estão no organograma, entre outros fatores.

            Por meio das estruturas organizacionais da empresa é possível gerenciá-la de maneira eficaz, tendo controle e avaliando tudo que ocorre nela, tendo como traçar um planejamento estratégico de maneira eficaz, tendo controle e avaliando tudo que ocorre nela, tendo uma linha e assessoria interna e externa trabalhando em harmonia, desta maneira  obtendo melhores resultados para a empresa.

        Sistema – conjunto de partes interdependentes e interagentes que em conjunto forma um todo unitário com determinado objetivo e efetuam função específica. Existem o sistema aberto e o sistema fechado. Sistema aberto: possui ambiente, troca com o ambiente matéria e/ou energia e/ou informações. Sistema fechado: não possui ambiente. Subsistema: partes do sistema. Supersistema ou macro-sistema: o todo considerado no estudo, o sistema é uma parte dele.

Responsabilidade é definida como a obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa para outrem. Sistema de responsabilidade conceitua-se sendo a alocação das responsabilidades inerentes a cada uma das unidades organizacionais da empresa.

        A departamentalização configura-se como um agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e dos correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.

        Tipos de departamentalização:

Funcional - é estruturada por função da empresa. Ex: Departamento de Produção, Departamento Financeiro, Departamento de Marketing etc.

Territorial - é usada quando a empresa é dispersa. Ex: região norte, região sul etc.

Produtos/Serviços – quando a empresa tem várias linhas de produtos. Ex: têxtil, farmacêutico, químico etc.

Clientes - por tipo de cliente. Ex: feminino, infantil etc.

Processos - etapas de um processo. Ex: em uma indústria, tem os setores de corte, montagem, estamparia etc.

Projetos - a alocação de pessoas e recursos é temporária. Quando acaba um projeto, a equipe muda para outro. Ex: uma construtora tem várias obras. Quando acaba uma construção, o pessoal e os equipamentos vão para outra obra.

Matricial - a equipe trabalha para dois comandos simultaneamente. Ex: em uma fábrica, a equipe de manutenção recebe ordens da gerência de manutenção e também da gerência de produção.

Mista - mistura os vários tipos de estruturas para se adaptar à realidade.

        Os profissionais de linha são quem decide, cuida da execução, comando, agem, fazem trabalho de campo, são responsabilizados pela operação e pelos resultados.

        A assessoria é quem aconselha, dá consultoria, recomendações, propõem alternativas, faz trabalho de gabinete, são responsáveis pelo planejamento estratégico das organizações e pelas sugestões.

        A divisão do trabalho é a definição das tarefas que cada indivíduo deve fazer para cumprir as atribuições de seu cargo. Ela corresponde a soma dos atributos de cada um na organização. A conseqüência da divisão do trabalho é a especialização do operário, onde cada um deve fazer as suas tarefas de maneira mais eficiente e eficaz possível.

        Autoridade é o direito para fazer alguma coisa. Ela pode ser o direito de tomar decisões, de dar ordens e requerer obediência, ou simplesmente o direito de desempenhar um trabalho que foi designado. A autoridade pode ser formal ou informal. Autoridade formal: representada e estabelecida pela estrutura hierárquica da empresa, ela pode ser delegada pelo superior hierárquico imediato. Autoridade informal: é desenvolvida por meio de relações informais entre as pessoas da empresa, que o fazem voluntariamente e por deferência a sua posição ou status.

        Sistema de autoridade: alocação das autoridades inerentes a uma obrigação ou tarefa, deve-se estabelecer a amplitude de controle (número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada), os níveis hierárquicos (representam o conjunto de cargos na empresa com um mesmo nível de autoridade), distribuindo as responsabilidades e as suas delegações (transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com