TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Organizacional: Cinemark

Por:   •  4/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.191 Palavras (25 Páginas)  •  1.090 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E

COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

2015[pic 2]

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE.

Atividades Práticas Supervisionadas – APS – PIPA III – trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 2º/1º semestre, do curso de administração da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

2015

“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência”

Henry Ford

Lista de Figuras

Sumário

Introdução        

2.2 Estrutura Organizacional        

2.2.1 Descrição da Estrutura Organizacional encontrada na empresa.        

2.2.2 Descrição das condições ambientais encontradas na empresa.        

A ) Aspectos físicos e ambientais de trabalho.        

B ) Aspectos centralização/descentralização, delegação, terceirização, hierarquia, poder, comportamento, sistema de comunicação e outros.        

C ) Avaliação da empresa/organização quanto à sua estrutura organizacional e como essa estrutura incentiva (ou não) o comprometimento das partes interessadas.        

2.2.3 Informar quais os recursos/ferramentas utilizados na medição de desempenho da estutura organizacional        

2.2.4 Descrever como a administração apóia, implementa e impulsiona a estratégia da organização.        

3 Análise e sugestões de melhoria        

3.1 Analisar os itens de 2.2 tendo como referência os conceitos apresentados em 1.        

3.2 Sugerir melhorias diretamente relacionadas com o tema do APS        

Introdução

O presente trabalho tem como intuito relacionar práticas e perceber falhas da organização a ser estudada, e dentro disso, propor sugestões de melhoria com base em conceitos e teorias estudadas em sala de aula.

A empresa aqui estudada foi a Cinemark Rede de Cinemas, que oferece aos seus clientes sempre novidade em lançamentos de filmes nacionais e internacionais proporcionando qualidade e entretenimento aos seus clientes.

Para ser realizado o trabalho foi necessário fazer pesquisas de campo, saber dados e fatos relevantes da empresa que no caso é uma filial em São José dos Campos, bem como, sua denominação e forma de constituição, tipo, porte, produtos e clientes, estrutura organizacional e todo o processo de que compõe a empresa, tudo foi encontrado em procuras pela internet e através de entrevistas diretamente com um responsável da organização (filial). A teoria aqui aplicada foi a Científica, que dentre seus vários conceitos, tem o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.


2.2 Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional é definida como a maneira com que a empresa é dividida, organizada e coordenada, sendo as organizações adaptáveis as mudanças.

[pic 3]

Uma condição importante para a característica de uma empresa é o ambiente, seja ele estável, em transformação ou turbulento.

Organizações podem ser lucrativas, que são as empresas, e não lucrativas, como exemplo, o Exército, a Igreja e os Serviços Públicos.

 Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças, incluindo aspectos físicos, humanos, financeiros, jurídico, administrativos e econômicos.

 

2.2.1 Descrição da Estrutura Organizacional encontrada na empresa.

O organograma abaixo é baseado na estrutura organizacional de uma filial da empresa Cinemark, localizada no Jacareí Shopping em Jacareí, interior de São Paulo.

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

[pic 15][pic 16][pic 17][pic 18]

[pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24]

[pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29]

[pic 30][pic 31][pic 32]

[pic 33]

[pic 34][pic 35][pic 36][pic 37]

O objetivo do organograma é demonstrar que em cada setor possui um gerente e um líder da área. Os gerentes possuem também autonomia para resolver problemas de outras áreas que não sejam a deles. Os líderes são encontrados um em cada área e são eles quem verificam diariamente se os outros funcionários das áreas estão exercendo os serviços corretamente e dentro das normas, se assim não estiverem, é passado para a gerência do setor. E o gerente geral fica no topo da hierarquia, sendo o responsável por todos os demais gerentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)   pdf (629.7 Kb)   docx (731.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com