TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Organizacional e história da Nintendo

Por:   •  19/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

História da Nintendo

A história da Nintendo começa em 23 de setembro de 1889, quando Fusajiro Yamauchi fundou a empresa com o nome Nintendo Koppai para produzir Hanafuda, um tipo de jogo de cartas que acabou ficando popular no Japão. Com o passar do tempo o negócio foi se expandindo, tanto que, em 1907, uma parceria com uma companhia de distribuição foi fechada para aumentar o alcance dos produtos no Japão.

No ano de 1929, Fusajiro decidiu se aposentar e transferiu o controle da empresa para o Sekiryo Yamauchi, o esposo de sua única filha, que nos anos seguintes fez uma reestruturação, e a empresa acabou se mudando para um prédio maior, construído ao lado do primeiro. A mudança também atingiu o nome da companhia, que passou a se chamar Yamauchi Nintendo & Co.

A Nintendo seguiu seu ritmo de crescimento, até que, em 1947, Sekiryo Yamauchi criou a firma Marufuk Co. Ltd. para aumentar a circulação das novas cartas da empresa. Mas, em 1949, Sekiryo Yamauchi sofreu um derrame cerebral e, em seu leito, chamou seu neto Hiroshi Yamauchi, de apenas 21 anos, para convidá-lo a assumir o comando da Nintendo, o mesmo demonstrou imediatamente ter um estilo agressivo nos negócios, tanto que chegou a investir em empreendimentos nada relacionados ao mercado explorado pela Nintendo, como uma frota de táxis e uma rede de hotéis. Em 1951, alterou o nome da companhia para Nintendo Karuta e, no ano seguinte, mudou a sua sede para um lugar maior.

Uma das decisões mais importantes da empresa foi quando Hiroshi Yamauchi fechou uma parceria com a Disney para comercializar cartas com desenhos de personagens desta. Em 1969, a Nintendo entrou para o ramo dos jogos, passando a se dedicar não apenas às cartas, época em que a empresa já se chamava Nintendo Company (esta mudança aconteceu em 1963). Foi neste período que a empresa expandiu seus segmentos de atuação e passou a criar brinquedos que fizeram muito sucesso.

Na década de 70, jogos eletrônicos estavam fazendo sucesso. De olho neste mercado, a Nintendo fechou uma parceria com a empresa Magnavox para comercializar uma versão do console Odyssey, mas este dispositivo não vendeu tanto quanto o esperado. No entanto, devido a essa experiência sem tanto sucesso, a empresa decidiu investir no desenvolvimento de consoles mais atraentes e, por meio de uma parceria com a Mitsubishi, lançou o Color-TV Game em 1977.  Mas, foi em 1980 que a Nintendo fincou, definitivamente, sua bandeira no mundo dos games. Além de ter sido o ano em que a empresa chegou aos Estados Unidos, foi o ano em lançou o Game & Watch, um console portátil de um único jogo cuja tela contém impressa o cenário do game, sendo um sucesso e lançado em várias versões.

Produtos /Serviços da empresa e seu público-alvo

Nintendo Company, Limited, é uma empresa japonesa fabricante de jogos eletrônicos, consoles de jogos eletrônicos e acessórios para os mesmos. Ela é uma das maiores empresas da indústria e também um dos grandes símbolos mundiais. Voltada principalmente para os consumidores, apreciadores e até mesmo colecionadores de jogos e consoles, geralmente essas pessoas são chamadas de “gamers”.

Estilo de Gestão

[pic 2]

A empresa possui certo estilo democrático e isso se dá pelo falo de que é bem difícil para satisfazer simultaneamente às demandas de todos os grupos ligados à Nintendo. Às vezes pode acontecer inclusive de haver divergências de interesses e ideias entre os grupos ou setores. A Nintendo luta para satisfazer pelo menos os interesses mínimos de todos os grupos. Por isso a política da Nintendo precisa ser a mais democrática possível.

Satoru Iwata que foi um programador que atuou como o diretor executivo e quarto presidente da Nintendo foi um líder inspirador. Ao longo de sua gestão, Iwata sempre prezou pela transparência e pela clareza na comunicação com os clientes e especialmente com os funcionários. Por esse motivo, por exemplo, que ele abdicou de longas conferências para criar um processo chamado de Nintendo Direct, com vídeos falando diretamente para os clientes. Um gesto de Iwata ganhou repercussão em 2014: ao assumir a culpa pelos fracos resultados da empresa, ele anunciou uma redução em 50% do próprio salário por um período de seis meses. Esse é um grande exemplo da capacidade de autocrítica.

Estrutura Organizacional

A Nintendo interage diretamente com muitos setores, e todos eles têm um impacto direto na capacidade da organização de alcançar as suas metas. Essa interação forma um ambiente, podendo ser chamado de ambiente de tarefas. O ambiente de tarefas inclui a indústria, matérias-primas, setores de mercado, recursos humanos e setores internacionais.

[pic 3]

Ao observar a imagem acime, é possível ver que o ambiente externo é extremamente complexo e que há muito setores que podem afetar nas decisões da Nintendo, diariamente.

setor da indústria é formado primeiramente pelos concorrentes principais da Nintendo: Microsoft e Sony, ambos produzem consoles, além também de Smartphones. Neste círculo, deve-se pensar também no tamanho da indústria em si e na competitividade que é gerada não somente dentro dela, mas também contra indústrias relacionadas. Os jogos são o que mais afetam a Nintendo, afinal são eles que impulsionam as vendas de um console. A indústria de videogames pertence a uma indústria maior: a indústria do entretenimento. A Apple por ser pertencente também do ramo do entretenimento, acaba se tornando uma concorrente indireta da Nintendo – indireta por pertencer à outra indústria, a indústria da telefonia/smartphones.  

A indústria do entretenimento é vasta se expandindo para outras áreas como música, cinema, televisão, teatro, brinquedos, fotografia, entre outras.

Além da indústria do entretenimento os produtos da indústria relacionada ao esporte e lazer, como as bicicletas, podem ser concorrentes indiretos dos videogames.  Seria inviável pensar individualmente em cada um dos componentes desse ambiente infinito. A Nintendo não pode perder o seu foco na própria indústria em que está inserida, nem se esquecer que suas concorrentes mais importantes são a Sony e Microsoft

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (237.9 Kb)   docx (68 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com