TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Processos Organizacionais - FGV - AI

Por:   •  29/1/2019  •  Relatório de pesquisa  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  1.316 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Estrutura e Processos Organizacionais

Módulo: 5 – Mudança organizacional

Aluno:

Turma:

Tarefa: ATIVIDADE INDIVIDUAL

Pesquisa in loco

McDonald’s

Burger King

Restaurante familiar

metas da organização (rapidez, atendimento, clima, etc.)

Agilidade, rapidez, rentabilidade, meritocracia, foco no cliente, simplicidade, responsabilidade ambiental e social.

Agilidade, rapidez, rentabilidade, meritocracia, foco no cliente, simplicidade, responsabilidade ambiental e social.

Atendimento personalizado, foco no cliente, qualidade responsabilidade social e ambiental

estrutura de autoridade

Centralizada, uma pessoa supervisiona a linha de produção.

Centralizada, uma pessoa supervisiona a linha de produção.

Duas pessoas supervisionam e dividem a responsabilidade (dono e gerente)

estrutura da organização (mecanicista, orgânica)

Mecanicista

Mecanicista

Orgânica

trabalho em equipe ou individual (as pessoas trabalham juntas ou

sozinhas?)

Trabalho em equipe

Trabalho em equipe

Trabalho individual

interdependência (até que ponto os empregados dependem uns dos outros nas suas tarefas?)

Depende uns dos outros desde o pedido, mas principalmente na linha de montagem, pois cada um executa uma tarefa na montagem do sanduiche e posteriormente no lanche como um todo, até a entrega ao cliente.

Depende uns dos outros desde o pedido, mas principalmente na linha de montagem, pois cada um executa uma tarefa na montagem do sanduiche e posteriormente no lanche como um todo, até a entrega ao cliente.

Dependem menos uns dos outros, depois que o garçom anota o pedido, a responsabilidade fica toda a cargo do cozinheiro que delega apenas a montagem do prato aos seus auxiliares.

tarefas (rotineiras ou não rotineiras)

Tarefas rotineiras

Tarefas rotineiras

Tarefas rotineiras e não rotineiras

especialização dos empregados nas tarefas

Alta

Alta

Média

padronização (até que ponto as tarefas e os produtos são variados?)

Tarefas altamente padronizadas, produtos específicos e com pouca variedade, com retirada e acréscimo de ingredientes bem limitada, conforme demanda bem baixa.

Tarefas padronizadas, produtos específicos e com pouca variedade, com retirada e acréscimo de ingredientes bem limitada, conforme demanda bem baixa.

Tarefas com grau médio de padronização, muito flexíveis, variam de acordo com a demanda do cliente, assim como os produtos. Funcionários não são muito especialistas nas áreas que atuam.

habilidade exigida (técnica, social)

Alta habilidade técnica e baixa habilidade social

Alta habilidade técnica e baixa habilidade social

Alta habilidade social e baixa habilidade técnica

tomada de decisões (centralizada/descentralizada)

Centralizada

Centralizada

Centralizada

Avaliação dos dados

Questão 1

Considerando o posicionamento estratégico dos restaurantes pesquisados (as suas metas, seus objetivos e sua identidade organizacional), disserte, analisando criticamente, se considera adequada a estrutura e os processos locais observados.

Os três restaurantes pesquisados possuem uma estrutura funcional, separados por áreas distintas, com diferentes funções bem delimitadas (principalmente ambos da cadeia de fast food), contribuindo para agilidade do atendimento, fazendo com que seja mais rápido, eficiente, estrutura adequada para o atendimento proposto.

Com base na teoria dos sistemas, foram analisados os efeitos do ambiente externo, interno e suas estruturas. Os consumidores hoje são muito mais exigentes, portanto é importantíssimo que as empresas se adaptem constantemente as mudanças do mercado, dessa maneira é fundamental ter um responsável para analisar e avaliar essas questões. Com base nessa premissa, analise e monitoramento de indicadores de gestão como desempenho, satisfação do cliente, vendas realizadas, desperdício de produtos, etc, se torna obrigatório para uma melhor gestão desses processos, permitindo diminuição de custos, maior agilidade na tomada de decisões, tornando-as mais assertivas.

Com base na teoria contingencial, que é utilizada para compreender o processo de analise dos efeitos do ambientes nas organizações e suas estruturas, conclui-se que as organizações se tornam mais eficientes quando suas características estão adequadas ao ambiente, isso se aplica ao restaurante familiar, por se tratar de um modelo mais orgânico, com menos formalização, temos a promoção de um ambientes mais coletivo, colaborativo, onde o tempo de atendimento é mais elevado, porém, temos um aumento significativo na qualidade do produto, no foco no cliente, devido a isso o atendimento se torna mais agradável e personalizado.

Questão 2

Se você fizesse parte de uma consultoria indicada para melhorar as operações das organizações pesquisadas, que recomendações você faria a cada uma delas? Embase a sua resposta em suas observações e na teoria da disciplina.

Um ponto negativo nas redes de fast food é o atendimento. Pedido errado, brincadeiras entre os atendentes, falta de educação, percepção de correria de desorganização no ambiente interno, são fatos rotineiros que os clientes dessas redes já estão acostumados. Conforme verificado na disciplina, a gestão por processos tem foco no cliente, ele é figura central do negócio, portanto todos os processos devem ser organizados e realizados para atendê-lo da melhor forma possível, obtendo-se assim o melhor resultado para a empresa. Portanto é fundamental que todos se sintam parte do processo, que tenham consciência da importância de cada um para o resultado final que é a entrega do produto e satisfação do cliente. Para que isso ocorra, um programa de melhoria continua é importantíssimo, com foco na melhoria dos processos e principalmente no treinamento dos funcionários, além de incentivos para os funcionários atingirem a excelência no atendimento, com metas bem claras e definidas, com o resultado dessas metas sempre sendo a satisfação do cliente.

Utilizando também a teoria dos sistemas, onde se analisa os efeitos do ambiente interno e externo, uma tendência de mercado passa por praticas mais saudáveis de alimentação, a demanda por produtos saudáveis vem crescendo. Um reposicionamento de marca, oferecendo mais opções saudáveis no cardápio, seria um passo importante para competitividade junto aos consumidores.

Com relação ao restaurante familiar, as pequenas e micro empresas geralmente apresentam problemas de gestão, devido à estrutura organizacional deficiente e pouca ênfase dada ao planejamento e controle da produção, pequenos negócios são vulneráveis às incertezas do mercado, devido as suas restrições financeiras e operacionais, além de processos organizacionais não estruturados, concentração na tomada de decisão no proprietário, etc. Diante desse contexto, acredito que indicadores de desempenho são elementos importantes para a melhoria dos processos internos, permitindo uma gestão focalizada, o gerente será capaz de avaliar a performance da unidade de negócio e redimensionar os investimentos e objetivos, de forma rápida e eficaz.

Referências bibliográficas

Apostila Estrutura e Processos Organizacionais – Ana Christina Celano Teixeira

Site: https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/content/139719/viewContent/1588794/View

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (194 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com