TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura organizacional

Por:   •  14/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

O ambiente em que a empresa é fixada se torna a principal influência sobre a empresa, é ele  que define qual a melhor estratégia para ser aplicada na estrutura da organização, assim sendo o ambiente ligado a estrutura que define qual a melhor estratégia. Existem dois tipos de organizações : as orgânicas que se caracterizam em estruturas flexíveis com pouca divisão de trabalho , cargos continuamente modificados e redefinidos através da interação com outras pessoas que participam das tarefas , descentralização e delegação dos níveis e por fim tarefas executadas através do conhecimento  da empresa como um todo pelas pessoas, e o outro tipo de organização e a mecânica que apresentam uma estrutura burocrática e uma ótima divisão de trabalho ,cargos ocupados por especialistas  em cada trabalho desenvolvido, decisões centralizadas e concentradas ,uma forte hierarquia, um controle rígido, interação vertical entre superior e subordinado, amplitude de controle, regras e procedimentos concretos, é a ênfase na teoria clássica .

A concepção de estrutura organizacional só foi possível com estudos de varias empresas com um critério de que a teoria clássica fosse bem explicita. Assim foi criado a teoria da contingência também conhecida como escola ambiental, para a criação da mesma foram feitos inúmeros estudos sobre as diversas estruturas de varias empresas e qual importante foi a teoria clássica para essas estruturas. Concluindo que não existe um melhor jeito de organizar ,pois tudo é decorrente de condições ficou claro que o ambiente interno não é a única coisa que importa mas o ambiente externo é também um grande influenciador para a empresa e sua estrutura .

ADHOCACIA:É uma estrutura que prioriza a tomada de decisão descentralizada, especialização horizontal, poucos níveis administrativos, controles formais e poucas regras.

AMBIENTE ESTAVEL: Representa regularidade e poucas mudanças e sempre previsíveis ,e pouco mudança  organizacional.

 AMBIENTE MUTAVEL: Apresenta muitas mudanças que são imprevisíveis requerendo muita adaptabilidade organizacional.

ORGANIZAÇÂO  MATRICIAL: Uma ou mais formas de departamentalização sobre a estrutura organizacional existente, estrutura  tradicional modificada para completar um tipo especifico de projeto.

IMPERATIVO AMBIENTAL: Ideia de que a estrutura da organização deve ser ajustadas segundo ao ambiente externo.

IMPERATIVO TECNOLOGICO : A estrutura e seu comportamento devem seguir influencias apenas da tecnologia.

A teoria da contingencia redefiniu as organizações com base nas influencias tanto externas como internas em sistemas abertos, como as empresas vivem hoje em mercados muito mutáveis,  ser flexível e saber se adaptar ao ambiente e a tecnologia. Esse novo desenho deve ter como características um ambiente complexo ,ser mutável, e saber identificar algumas , variáveis que são: entradas, tecnologias,  tarefas ou funções, estruturas e saídas ou resultados.

Ingredientes básicos do desenho organizacional  

Os fatores de contexto: como missão , visão de futuro, estratégia organizacional, o ambiente micro ou macro ,tecnologia e os parceiros envolvidos na tarefa.

As dimensões anatômicas :como tamanho, configuração estrutural, dispersão geográfica, combinações entre as unidades.

Feições operacionais: autoridade, processos, tarefas, atividades cotidiana e o controle.

Consequências comportamentais: desempenho, satisfação, rotatividade, conflito, ansiedade, padrões informais de relacionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com