TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura organizacional em Administração

Por:   •  27/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Estrutura Organizacional.

 Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades, é a representação gráfica das unidades organizacionais de uma empresa (Setores, Departamentos, Posições, Cargos, etc...) organizadas em níveis hierárquicos.

A estrutura depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento". Existem variáveis que contribuem para isso: a sua estratégia, o meio ambiente em que opera, a tecnologia de que dispõe e as características de seus participantes

É importante que seja projetada conforme as estratégias definidas atraves de uma equipe que tenha como principios definir atividades e objetivos para conseguir realizar os resultados determinados.

Para um bom resultado estrutural organizacional é importante que tenha planejamento, direção  e controle, entendo que atraves de uma boa estrutura organizacional teremos bons resultados como, alcance dos objetivos estabelecidos, funcoes e responsabilidades bem definidas, um bom feedbcak com executivos e funcionários e uma boa condição motivadora.

Estrutura Formal

Ela é definida ou planejada e assim representada por meio de orgonograma que obedece os principios da administração, tendo como caracteristica ser estavel e é sujeita ao controle da direção e pode crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização.

Estrutura Informal

São identificadas com a interação social estabelecidas entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. São comportamentos pessoais e sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados, enquanto houver pessoas nas empresas havera grupos informais.

Observação:

Para alguns administradores a estrutura infomal é um empecilho por oferecer resistencia as ordens formais

 Componentes - São três componentes da estrutura organizacional:

 Sistema de responsabilidade

 Sistema de autoridade

 Sistema de comunicação.

Sistema de Autoridade

Autoridade é o direito para fazer alguma coisa. Ela pode ser o direito de tomar decisões, de dar ordens e requerer obediência, ou simplesmente o direito de desempenhar um trabalho que foi designado. Aautoridade poder formal ou informal, a origem da autoridade é a aceitação das ordens, desde que sejam compreendidas e estejam dentro das funções do subordinado, é uma teoria discutível, porque na prática o subordinado, pressionado pelo grupo, acabará obedecendo à ordem.

Sistemas de Comunicação

 Comunicação é um processo mediante o qual uma mensagem é enviada por um emissor, através de um determinado canal, e entendida por um receptor, a capacidade para exercer influência em uma empresa depende, em parte, da eficácia de seus processos de comunicação. Na transmissão da informação deve-ser considerar ainterferência denominada ruído, que compreende qualquer coisa que se mova no canal que não sejamos sinais ou mensagens reais desejados pelo emissor.

 Níveis de Influência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com