TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA MODELO PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA

Por:   •  4/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.913 Palavras (16 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 16

ESTRUTURA MODELO PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA

METODOLOGIA CIENTÍFICA E DA PESQUISA

 


FACULDADE ANGLICANA DE ERECHIM - FAE

EDUARDO VENDRUSCOLO

MAYKOL PIAZZA E

NILMAR F. FABRO

PERFIL EMPREENDEDOR DOS EMPRESÁRIOS ERECHINENSES

ERECHIM,RS

2015

EDUARDO VENDRUSCOLO

MAYKOL PIAZZA E

NILMAR F. FABRO

PERFIL EMPREENDEDOR DOS EMPRESÁRIOS ERECHINENSES

Trabalho final apresentado como requisito parcial para aprovação nas disciplinas de Metodologia Científica e da Pesquisa, Teoria Geral da Administração e Informática Aplicada à Administração do Curso de Administração da Faculdade Anglicana de Erechim - FAE. 

Professora Fernanda Z. M. Corrêa, Cassiano T. Lumi e Gema Luciane Agliardi

ERECHIM,RS

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1 TEMA E PROBLEMA        

1.2 OBJETIVO GERAL E OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

1.3 JUSTIFICATIVA DO ESTUDO        

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

2.1 EMPREENDEDORISMO        

2.2 PERFIL DO EMPREENDEDOR        

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        

3.1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA        

3.2 SELEÇÃO DA POPULAÇÃO E AMOSTRA        

3.3 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS        

3.4 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS        

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS        

5 CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICES        


1 INTRODUÇÃO 

        

1.1 TEMA E PROBLEMA

        A Temática que envolve o empreendedorismo tem despertado o interesse de inúmeros profissionais, empresas, consultorias e demais instituições ligadas ao meio organizacional, nos últimos anos. Um dos fatores que pode contribuir para o aumento da demanda de estudos e pesquisas nesta área, pode ser em virtude de uma busca constante por desenvolvimento e evolução das organizações existentes ou mesmo a criação de novos serviços que atendam às necessidades da população.  Identificar o perfil do profissional empreendedor, é um ponto importante no que se refere ao empreendedorismo, pois as características inerentes ou adquiridas neste profissional, se tornam uma ferramenta valiosa para que os estudos possam evoluir e os investimentos em treinamento e desenvolvimento de profissionais sejam direcionados e alocados da forma que possam gerar resultado.

        No que se refere à estrutura do trabalho o mesmo procura destacar aspectos históricos que envolvem o surgimento do conceito e das primeiras atividades, assim como conceituar e destacar características do empreendedor, identificando seu papel e atuação em organizações e nos negócios em que atuam.

        O estudo desta temática faz-se importante também diante de alguns dados apresentados acerca do empreendedorismo no Brasil, de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (2006) apud Zouain, Oliveira e Barone (2007), no Brasil cerca de 56,20% dos empreendedores iniciais são jovens com faixa etária entre 18 e 34 anos.

Portanto, o presente trabalho pretende responder à seguinte questão: Quais as características de perfil voltadas ao empreendedorismo são observadas nos empresários Erechinenses?

1.2 OBJETIVO GERAL E OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar quais as características de perfil voltadas ao empreendedorismo são identificadas nos empresários Erechinenses.

Os objetivos específicos são:

  • Verificar se existe relação entre o perfil empreendedor e o desempenho organizacional nas empresas de Erechim.
  • Mapear as características sócio-demográficas dos empresários investigados.

1.3 JUSTIFICATIVA DO ESTUDO

Este estudo se faz importante no contexto atual, devido ao papel que os empreendedores vem assumindo na sociedade, pois em um espaço em constante mudança e evolução, novas ideias tornam-se obrigatórias para as organizações que querem se manter no mercado e para as novas que buscam alavancar seus negócios e se tornarem estáveis onde estão alocadas.

No contexto acadêmico, este estudo possibilita uma reflexão por parte de estudantes,  acerca das características de perfil que os empreendedores possuem e uma possível auto avaliação, tornando possível, a busca por treinamento e desenvolvimento nas áreas em que podem possuir fragilidades enquanto ao perfil empreendedor e as características avaliadas neste estudo.

No contexto social, o estudo contribui com os empresários do município, apresentando de uma forma geral quais as características predominantes no perfil dos empreendedores locais, abrindo possibilidades de identificar as fraquezas e fortalezas existentes, assim como os oportunidades de melhorias no que tange ao desenvolvimento pessoal dos gestores e para um possível próximo estudo, buscar relacionar as características identificadas com o desempenho das organizações assim, como ao modelo de gestão e as formas de negócio existentes na região do Alto Uruguai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (223.4 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com