TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido - Marketing: criando valor para o cliente

Por:   •  15/1/2016  •  Ensaio  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

FAF - Faculdade de Administração e Finanças

Tópicos Especiais em Administração – Profª Isabel

Érika Figueiredo Souza

ESTUDO DIRIGIDO

1) Explique o conceito de Produto Total e Ampliado.

R.: Produto ampliado é o produto tangível (entidade ou serviço físico oferecido ao comprador. Aquilo que imediatamente se reconhece como a coisa vendida) juntamente com todo o conjunto de serviços que o acompanha. Inclui acessórios, instalação, instruções para uso e assistência técnica. Também é conhecido como Produto Total.

2) Quais são as 3 categorias básicas de produto de consumo? Quais são as diferenças entre elas?

[pic 1]

3) Qual a importância de estudarmos o ciclo de vida do produto? Quais as estratégias recomendadas para o período de introdução?

R.: Estudamos o ciclo de vida do produto (Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio) a fim de conhecer aquele mercado. Perceber as características bem como o que é estilo, moda ou modismo para excluir ou diminuir possíveis erros. Além de poder avaliar a durabilidade e o gosto do conjunto que o produto alcançou.

Para o período de introdução, recomendam-se altos investimentos em marketing, pois o produto ainda é desconhecido pelo público-alvo. Estratégias como definir um preço reduzido para obter um rápido crescimento da quota de mercado, ou pode definir-se um posicionamento de preço elevado para amortizar mais rapidamente os custos de investigação e desenvolvimento. E ainda, optar pela distribuição é seletiva nos canais escolhidos, até existirem níveis satisfatórios de aceitação do produto por parte dos retalhistas e consumidores.

4) O que é marca? Qual a importância do símbolo para a marca?

R.: Marca pode ser entendida como nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifique o bem ou serviço de um vendedor como distinto dos bens ou serviços de outros vendedores. O símbolo ajuda a identificar uma marca, separando-a das demais, tornando-a única e distinta. É desenhado para comportar e sintetizar um conjunto de associações diferentes relacionadas à marca.

5) O que são marcas genéricas, marcas próprias e marcas do fabricante?

R.: Marcas do fabricante são iniciadas por produtores que garantem que esses produtos são identificados como seus no ponto de compra. Uma marca de fabricante normalmente requer que o produtor se envolva na distribuição, na promoção e, até certo ponto, nas decisões de apreçamento; marcas próprias são iniciadas por revendedores e são de propriedade deles – atacadistas ou varejistas; marcas genéricas indicam apenas a categoria do produto e não incluem o nome da empresa ou outros termos identificadores. As marcas genéricas são normalmente vendidas a preços mais baixos do que itens de marcas comparáveis.

6) Quais as características que uma boa marca deve ter? Cite um exemplo de uma marca com nome "errado".

R.: A marca deve indicar os benefícios oferecidos pelo produto; precisa ser positiva, distintiva e fácil de falar e lembrar; o nome deve ser coerente com a imagem do produto ou da organização; a marca precisa estar registrada e permitida legalmente; o nome deve ter uma tradução fácil e que não seja ofensiva em outros idiomas.

Exemplo de marca errada: Pintudos (marca boliviana de jogos ecológicos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (293.2 Kb)   docx (160.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com