TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido a Empresa

Por:   •  8/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 7

L TC 2012 – Questões a serem aplicadas na pesquisa de investigação da aplicação dos conhecimentos de administração.

2.1 Questionário Respondido:

  1. Capítulo 05: Planejamento

1 Pergunta: Como é feito o diagnóstico da situação atual da empresa (ambiente interno, externo) para a definição da estratégia?

Justificativa: Avaliar o poder da empresa em se situar no mercado, para formular uma estratégia. Como ela faz a análise de mercado de acordo com suas tendências.

Resposta: - É um processo continuo, existem alguns pontos de controle, temos reuniões trimestrais, para verificar se a meta do trimestre foi o que esperava ou não, em termos de custo, de receita, alguns indicadores, alguns KPI’s, alguns indicadores chaves que nós criamos. No final do ano também existe um ponto um pouco mais crítico que é a avaliação do ano e a preparação das metas do ano seguinte. E na virada do ano tem uma avaliação mais completa do ano que temos os resultados mais finais, o balanço que sai por volta de abril. Temos esses pontos de controle no trimestre, esse planejamento que é feito por volta de outubro/novembro sobre as metas do próximo ano, inclusive a de outros trimestres desses indicadores, e existe essa avaliação contínua devido a informações em alguns jornais, revistas, começa a ter alguns indicadores externos sobre o que está acontecendo e que pode nos afetar, o próprio relacionamento com os clientes, a parte comercial pavimenta mais nesse sentido, o acompanhamento de tecnologia, a evolução. Existe um acompanhamento contínuo no contexto do nosso planejamento temos um BSC, o qual nos traz algumas metas e alguns indicadores e isso é controlado de forma trimestral, essas metas chegam até aos colaboradores também, existem algumas avaliações contínua das áreas isso mais no sentido de RH, mas no sentido dessa direção mais alta, temos esses pontos de avaliação trimestral e anual. Além disso, temos reuniões com o conselho, reuniões bimestrais, que aconteceu agora, que são discutidos temas como planejamento.

Análise: Pergunta retirada da pagina 146-148

A análise do ambiente interno é baseada em reuniões trimestrais, anuais e análise de indicadores de desempenho (KPI’S criados pela própria empresa). Também é informado qu com relação à análise do ambiente externo as informações são colhidas através de jornais, revistas, departamento comercial e clientes, além de alguns indicadores específicos do ambiente externo.

Analisando este tipo de posicionamento da empresa é possível identificar claramente a utilização da estratégia de crescimento, localizado na pagina 146 do livro base do trabalho, onde é exposto a proatividade com relação forma de lidar com as ameaças ambientais, além de trabalhar a estratégia de desenvolvimento de produto. Pode-se afirmar que a empresa atualmente se encontra em um processo de transição para a utilização da estratégia de estabilidade, pois o principal objetivo da empresa é fortalecer os produtos e serviços que ela comercializa atualmente sem a pretensão de adentrar em um mercado que ela não possui expertise.

2 Pergunta: Existe a elaboração de um plano de ação para definir os objetivos? É feito um acompanhamento?

Justificativa: Definir se a empresa consegue fazer uma previsão de que ocorre dentro de um determinado período para assim se manter preparada fazendo um planejamento eficaz.

Resposta: - É feito um plano de ação, um acompanhamento, mas eu diria que quase todas as organizações tem essa questão, é muito mais fácil planejar do que executar. Existe um problema muitas vezes nas empresas, por que na verdade as pessoas às vezes ficam planejando 90% do tempo e executando 10%, quando você teria que ter ao contrario. Existe um planejamento sim, mas o mais crítico não é o planejamento, o mais crítico é conseguir chegar até o fim de uma execução, pois tem fatores que aparecem no meio do caminho.

Complemento da pergunta: Qual seria esse plano de ação?

Resposta: - O plano de ação depende da estratégia que estamos nos referindo, o plano de ação é um termo um tanto genérico, dependendo de uma determinada atuação é formado um pequeno grupo, que vai coletar algumas informações. Às vezes depende de testes de viabilidade, no aspecto técnico, por exemplo, adoção de uma nova tecnologia depende de teste de viabilidade técnica, precisa ter esses controles técnicos mesmo. Nesse caso mais técnico podemos precisar de uma avaliação de laboratório, temos algumas pessoas focadas nisso, ou avaliação de tecnologia específica, ás vezes reuniões com eventuais parceiros, para coletar informações no aspecto técnico. No aspecto jurídico, financeiro, também temos forma de atuar ou com parceiros, ou fornecedores nossos de serviço, esse pequeno grupo vai identificar esses fatores crítico, quais são as avaliações de viabilidade necessária, e a partir daí entramos numa segunda fase que seria mais a ultra sonalização que tem que estar descrita nesse plano de ação. Ultra sonalização ela tem algumas fases, certo calendário, algumas tarefas divididas, mas depende um pouco do tema que estamos tratando. Um plano de ação pode ser muito variável, pode ser desde um plano de ação para implantar um RP internamente, até para comercializar uma nova tecnologia, ou até implantar um benefício, pode ter várias formas, vai depender do que está em pauta.

Análise: Pergunta retirada da pagina 137

Na resposta foi localizado que a empresa trabalha sob um planejamento estratégico condizente com a teoria exemplificada no livro base do trabalho. Pode-se concluir que todos os passos de formulação e controle do progresso da estratégia estão coerentes.

Conforme também localizado na resposta do entrevistado tão importante quanto à formulação da estratégia é um controle e garantia da execução do que foi planejado. Essa preocupação com o controle unido a prática do planejamento faz com que não só a estratégia sirva de guia para as operações como também a operação sirva de referencial para a manutenção da estratégia, fazendo disso um diferencial competitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com