TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Bancos Sem Fins Lucrativos

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  4.269 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso: Bancos sem fins lucrativos

  1. As empresas têm natureza competitiva – elas concorrem entre si disputando a preferência dos mesmo clientes e consumidores. Para serem competitivas, as empresas precisam ter desempenho melhor que outras que disputam os clientes. Uma empresa é competitiva quando tem alguma vantagem sobre seus concorrentes. A empresa citada no texto “ Banco popular” mesmo sendo considerada sem fins lucrativos entram no mercado em busca de novos clientes, parceiros e investidores se igualando então a qualquer empresa do mesmo segmento. Ou seja, toda empresa com ou sem fins lucrativos são competitivas.
  2. Os conceitos de competitividade se aplicam a empresa citada no texto, e os critérios que podem ser usados na avaliação de desempenho do Banco do Povo são: qualidade do produto, domínio de fontes de matéria prima, domínio de tecnologia, posse de capital, imagem positiva na sociedade, sistema eficaz de distribuição e sistema eficiente de produção. A qualidade do produto oferecido é observada pelo atendimento diferenciado e a facilidade em adquiri o credito solicitado. O domínio de tecnologias e matérias primas são critérios necessários para o funcionamento do banco. A imagem positiva diante da sociedade é notável pois além de facilitar credito para pequenas empresas, auxilia no desenvolvimento econômico das cidades. Temos que todos os critérios de competitividade se aplicam na empresa Banco do Povo.
  3. Os índices de desempenho financeiros usados por bancos comerciais, como lucro líquido por funcionário e relatório sobre patrimônio líquido se aplicam também ao Banco do Povo. A empresa mesmo não tendo fins lucrativos precisa de acionistas para manter-se no mercado, e o que sustenta os acionistas são lucros provenientes da empresa. As principais fontes de lucros de um banco são os juros, mesmo que mais baixos.
  4. A eficácia e eficiente do Banco do Povo pode ser observado a partir dos indicativos: satisfação dos clientes, satisfação dos acionistas, impactos na sociedade e aprendizagem organizacional.

Satisfação dos clientes: De acordo com o texto apresentado os clientes são atraídos para o Banco do Povo pelos baixos juros cobrados e a pouca burocracia ao solicitar um empréstimo. Uma empresa satisfaz esse critério quando fideliza sua clientela.

Satisfação dos acionistas: Uma empresa com bons retornos financeiros sempre atrai novos investidores. Novos investidores dão a empresa a oportunidade de crescer economicamente. O controle nos orçamentos e uma boa administração é fundamental para que a empresa satisfaça seus acionistas mantendo assim um padrão de investimentos.

Impactos na sociedade: O papel e o impacto de uma organização na sociedade são temas obrigatórios da administração de uma empresa. No texto temos exemplos onde a empresa Banco do Povo apoia empreendimentos comunitários e respeita as normas ambientais. Com isso temos que a empresa satisfaz esse critério.

Aprendizagem organizacional: A aprendizagem é resultado do processo de tomar decisões para resolver problemas. Quando se enfrentam novos problemas, é preciso buscar, produzir e aplicar novas informações. Essas características se aplicam a empresa citada no texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com