TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso de Harvard: Zara: Moda Rápida

Por:   •  4/5/2020  •  Resenha  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 5

Estudo de Caso de Harvard: Zara: Moda Rápida

Referência: Ghemawat, P. Nueno, J.l., ZARA: moda rápida \u2013 Harvard Business School. Dezembro de 2006.

A Indiatex (Industria Diseño Textil) foi fundada pelo Amancio Ortega e está situada na Espanha, esse grupo é proprietário da Zara e mais cinco outras redes varejistas do setor de vestuário,

Sobre a cadeia global de vestuário, a produção era fragmentada, ou seja, as menores trabalhavam com apenas com algumas dezenas de  funcionários enquanto as com distribuiçao internacional era constituída por centenas de  empresas espalhadas por diversos países. Com a crescente exportação e empresas em países em desenvolvimento gerou Mao de obra e insumos mais baratos. Com mão de obra mais baratas fabricantes passaram a terceirizar algumas etapas de suas produções para essas pequenas empresas.

A empresas responsáveis pelo comércio exterior tinham o papel de organizar e administrar os fluxos de vestuários das fabricas dos países exportadores até os varejistas dos países importadores, sendo de grande importância intermediando entre as fronteiras. A empresa de comercio exterior Li & Fung, com sede em Hong Kong e com escritórios em mais de 30 países, tinha como principal atividade proenientes do vestuário.

Nesse mesmo período, negociantes de marca surgiram em uma nova categoria de atravessadores, eles terceirizavam a fabricação e produção de roupas e vendiam com o nome de suas próprias marcas. A empresa Liz Claiborne, era uma das principais empresas com esse método, devido a necessidade de venda de roupas sofisticadas para mulheres  profissionais a empresa importava roupas principalmente da vindas da Ásia, com o tempo foi adminisstrada com menos estoque, porém com maior organização no recebimento do Hemisfério Ocidental.

Sobre o varejo do setor de vestuário, os varejistas representavam cerca de 50% de todas as importações desse seguimento na Europa Ocidental, assim, eles se tornaram os principais responsanveis pelo crescimento do comercio. Com o passar do tempo e no final dos anos 90 a rede varejista correspondia a 85% das vendas a varejoo nos Estados Unidos e mais ou menos 70% na Europa Ocidental.

Para alguns varejistas uma forma eficaz e que levou a otimização do tempo dos ciclos produtivos foram as praticas de respostas rápidas (quick responses),isso aliado com a evolução da tecnologia da informação, ciclos sazonais mais curtos e reduções de preços.

Os principais concorrentes da Inditex eram a Gap, a H & M e a Benetton. A Gap e a H&M tinham a posse da maior parte de suas lojas e terceirizavam a produção, diferentemente da Benetton que vendia seus produtos através de licenciados e tinha o poder da sua produção.

A GAP tinha como característica roupas mais casuais e elegantes, com produção interbanacionalizada com cerca de 90% fabricadas no exterior dos Estados Unidos, porem com lojas fixadas no mesmo e sua maior dificuldade no atingimento do sucesso foram os preços e a não adaptação das roupas de acordo com a localidade, ou seja, a expnsao de vendas pelo mundo devido a isso foi desgastada ao longo do tempo.

A Hennes & Mauritz, era considerada uma das principais concorremtes da Inditex tinha como carcteristica a terceirização da sua produção com metade dos fornecedores europeus, assimo tempo de entrega dos pridutos eram bons para os “olhos” da indústria de vestuário, com isso  sua internacioalizaçao foi eficaz e suas vendas represntavam para fora da Europa representavam cerca de 50%.

A Benetton terceirizva atividades de mão de obra e investia bastante no controle de das demais atividades das escalas produtivas, mas seu lead time era longo e nada preciso , as vendas eram apenas para empresários e que eram licenciados apenas para vendas desses produtos.

A Inditex tinha como sede na região da Galicia que esta ocalizada na ponta noroeste da espanha, com isso havia altos custos com transportes e fornecimento de insumos, o acesso a tecidos de qualidade e não tinha um imagem promissóra na moda como a italia.

A primeira loja Zara foi inaugurada no ano de 1975 em La Corunha e tinha como principal carcteristica de ser uma loja com preços acessíveis e com roupas de ótima qualidade.

No ano de 2002, a Inditex gerenciava separadamente suas redes varejistas,eram elas: Zara,  Massimo Dutti,  Pull & Bear,  Bershka,  Stardivarius e  Oysho, elas operavam independentes e eram organizadas como unidades de negócios dentro da estrutura geral da empresa, e áreas de apoio como matéria-prima, logística, expansão internacional e nove departamentos corporativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (260.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com