TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso Harvard

Por:   •  9/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS

Fichamento de Estudo de Caso

Izabela Cristina Zucco Scatolin

Trabalho da disciplina: E-Branding

                                                 Tutor: Prof. Renato dos Passos Guimarães

Biblioteca da Disciplina

2019

Estudo de Caso :

Bank of America: Mobile Banking

REFERÊNCIA:  GUPTA e HERMAN, SUNIL e KERRY. Bank of America: Mobile Banking. Harvard Business  School, 5 de novembro de 2012.

 O Bank of America e toda indústria dos serviços financeiros sempre se manteve muito atualizados com as novas tecnologias, já há vários anos usavam on-line banking, agora com o crescente uso dos celulares, o móbile banking foi mais um serviço escolhido para facilitar o acesso dos seus clientes e amplamente divulgado como diferencial da marca. O Bank of America foi um dos primeiros bancos a lançar um móbile banking, sendo lançado em maio de 2007.

O período de 2008 á 2009 foi muito complicado para a indústria de serviços financeiros, porém alguns viram como uma oportunidade de trazer novos clientes insatisfeitos com serviços de seus atuais bancos, para o novo modelo de móbile banking, que era visto como um diferencial para atrair novos clientes.

Como toda nova tecnologia existia diversas formas de se montar um móbile banking. A opção de maior abrangência era o SMS, pois na época o uso de celulares comuns era muito maior que o uso dos smartphones. Outra opção era o móbile banking com acesso pelo navegador do celular, no entanto, os usuários precisariam do uso de dados móveis, além disso, a baixa velocidade em muitos telefones celulares, juntamente com as telas pequenas, faziam dessa opção a menos atraente.

Com o surgimento dos smartphones, permitiu que os bancos proporcionassem uma melhor e mais rica experiência para os usuários, através dos aplicativos. No início o Bank of America apostava em um app simples e sem muita complexidade, era baseado em funcionalidades básicas e rápidas para não fazer o usuário sofrer com a tecnologia da época.

Os bancos em sua maioria exigiam que os clientes fossem registrados nos serviços on-line para poder acessar o móbile banking, e então, o Bank of America tirou essa necessidade . No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pela American Bankers Association, apenas 1% dos entrevistados consideravam esse meio como seu preferido, e o motivo alegado foram: valor limitado nas transações, preocupações com segurança e custo de acesso a dados.

O investimento inicial para ter algo funcional era muito grande. Levando em consideração a dificuldade de processamento dos smartphones da época e necessidade de segurança no app, o desenvolvimento do serviço precisaria de um investimento muito alto, e que muitas vezes, seria retirado recursos de outros serviços.

Os primeiros resultados foram muito satisfatórios. Em quatro anos, o banco já tinha cerca de 4 milhões de usuários ativos e oferecia suporte para mais de 859 tipos de aparelhos. O banco estimou 15 milhões de busca por localização por ano e cerca de U$10 bilhões em dinheiro movimentado por ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (181.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com