TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso : Toyota Motor Manufacturing, U.S.A., Inc. e Zara: moda rápida

Por:   •  18/4/2017  •  Resenha  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  2.492 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de Caso : Toyota Motor Manufacturing, U.S.A., Inc. e Zara: moda rápida

TÍTULO: Planejamento estratégico de produção.

Subtítulo: Toyota Motor Manufacturing, U.S.A., Inc.

REFERÊNCIA: MISHINA. Kazuhiro.Toyota Motor Manufacturing. Harvard Business School, 1995.

O case Toyota Motor Manufacturing USA (TMM), baseia-se na demonstração da importância de utilizar as ferramentas de gestão no controle da produção, trabalhando com planejamento das atividades que são exercidas através do modo de produção puxada, padronizando as atividades e processos para um aumento significativo de produtividade, e diminuindo os estoques e desperdícios com o principio de produção JIT.

O Sistema de Produção Toyota (TPS), busca diminuir os custos operacionais e eliminar os desperdícios em todo o processo produtivo para deste modo produzir carros atendendo diversos gostos com preços acessíveis e dentro do prazo. As fábricas da Toyota também se aplicavam em descobrir as causas dos desvios de qualidade para solucionar os mesmos, trabalhando na procura da melhoria continua isto conseguido através da utilização do princípio jidoka, que é fazer qualquer problema ser detectado.

Portanto, a TPS baseava-se em destacar os problemas para que os colaboradores pudessem velos facilmente, o cordão andon explica muito bem este conceito uma corda que ficava ao longo da linha de montagem e sempre que um colaborador detectava um desvio de qualidade puxava a mesma automaticamente isto era sinalizado em um telão e o líder do grupo vinha verificar qual a gravidade da ocorrência quando era de fácil reparo puxava novamente a corda e reparava o defeito quando não era uma coisa de fácil reparo deixava sinalizado até o carro chegar na área clinica, pois não se podia para a linha de montagem até que a área clinica estivesse com lotação máxima que era de 8 carros para não atrapalhar a produtividade. Quando a área clinica chegava a lotação máxima a linha de montagem parava e os gerentes de produção se reunião para discutir o problema e solucionar o mesmo.

O controle dos estoques era bem justo para não empacar o capital de giro e as peças chegavam na área de montagem no tempo certo e quantidade certa isto conseguido através do compartilhamento com os fornecedores dos planos de produção e utilização do kanban que disparava a produção de peças, estes cartões transitavam pela fabrica e fornecedores, lideres de grupo ajustavam a quantidade de cartões que circulavam para cada peça dentro de uma margem definida pelo controle de produção CP. Continha nos cartões kanban número do código da peça, tamanho de lote, seu “endereço” de entrega e outras informações relacionadas.

Concluiu-se então que a Toyota utiliza varias ferramentas de gestão em seu processo produtivo e com isto conseguiu melhorar consideravelmente sua produtividade, qualidade dos bens além de diminuir os custos de produção fazendo com que seus veículos cheguem ao consumidor final com preço acessível.

TÍTULO: Planejamento estratégico de produção.

Subtítulo: ZARA: moda rápida

REFERÊNCIA: GHEMAWAT. Pankaj. ZARA:moda rápida. Harvard Business School, 2006.

No artigo proposto observa-se a grande estruturação e organização que foi organizada pela Zara, se tornando a maior e mais internacionalizada rede da Inditex (Industria de Diseño Textil), espalhando sua marca e lojas por todo mundo, comercializando seus produtos em vários continentes como europeu, asiático e americano, conseguido através de sua gestão planejada de desenvolvimentos de designer de roupas, identificação dos desejos dos consumidores, planejamento e controle de seus processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com