TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Estudo de Caso: ZARA - Moda rápida

Por:   •  14/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  1.297 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Fichamento de Estudo de Caso: ZARA: moda rápida

Susyane Lima Nogueira

                 Trabalho da disciplina: LOGÍSTICA AVANÇADA

                                                 

                                  Tutor: Prof. AUDEMIR LEUZINGER

Fortaleza - Ceará

2018

ZARA: MODA RÁPIDA

A cadeia global de vestuário

        Foi basicamente caracterizada como um exemplo protótipo de cadeia global. Determinados atributos diferenciavam a estrutura vertical das cadeias de mercadorias de vestuário e outras indústrias de mão de obra intensiva como a de sapatos e brinquedos, das cadeias controlados pelo produtor como a de automóveis, que eram coordenadas e dominadas por fabricantes envolvidos em operações posteriores. Esses atributos eram que a cadeia global de vestuário era dominada pelo comprador, onde os lucros são oriundos combinações únicas de pesquisa, design, vendas, marketing e serviços financeiros de alto valor e permitem que varejistas, negociantes de marca e produtores de marca atuem como corretores estratégicos para conectar as fábricas do exterior.         

        A produção de vestuário era muito fragmentada. Cerca de 30% da produção global de vestuário era exportada, com países em desenvolvimento tendo uma participação extraordinariamente grande, cerca de metade, de toda a exportação.

O sistema de negócios da Zara

        No fim de 2001 a Zara administrava 507 lojas em países de todo o mundo, sendo a maior e mais internacionalizada rede da Inditex. Sua expansão no mercado espanhol completou-se em 1990, quando começou a abrir lojas no exterior. Também começou a fazer investimentos pesados em logística de fabricação e TI, incluindo a criação de um sistema de fabricação jus-in-time, um armazém de 130mil m2 próximo a sede de Arteixo, nos arredores de La Corunha, e um sistema de telecomunicações avançado para conectar a sede aos locais de fornecimento, produção e venda.

        A Zara possuía três linhas de produtos voltadas para mulheres, homens e crianças e era composta por uma equipe criativa de estilistas, especialistas em sourcing e pessoal de desenvolvimento de produtos. Criava duas coleções básicas por ano e o pessoal de desenvolvimento tinha um papel fundamental de ligação entre estilistas e lojas e frequentemente provinha do país onde estavam as lojas com as quais lidavam.

Expansão internacional da Zara

        Em 2001 a Zara era amais internacionalizada das redes da Inditex. De suas lojas internacionais, 186 ficavam na Europa, 35 na América do Norte, 29 na América do Sul, 27 no Oriente Médio e 5 no Japão. De modo geral as operações internacionais correspondiam a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com