TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de planejamento e seu significado administrativo para empresas

Trabalho acadêmico: Estudo de planejamento e seu significado administrativo para empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O objetivo deste relatorio é apresentar um estudo sobre o Planejamento e sua importância administrativa para as empresas. Primeiramente iremos entender o que é planejar e também descobrir que planejamento é uma ferramenta da administração, e como tal, o seu uso é indispensável para o sucesso da gestão das empresas. É um conjunto de processos, missão, diretrizes e ações a ser elaborado, implantado, desenvolvido, implementado e gerenciado, em pro de um objetivo distinto pré-estabelecido. Sendo que, divide-se em três principais níveis: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional. Onde veremos resumidamente cada um deles. O planejamento estratégico é o processo que realmente mobiliza as pessoas e a empresa para construir e escolher que tipo de futuro deseja. Exigindo que sejam levados em consideração quatro componentes fundamentais de uma boa estratégia: clientes, fornecedores, concorrentes e a empresa. O planejamento tático envolve um horizonte de tempo intermediário, geralmente um ano ou menos. E o planejamento operacional é considerado a tomada de decisão de curto prazo, normalmente feita em horas, dias ou semanas. Neste último tipo, normalmente encontramos dados muito acurados e precisos, e seus métodos devem ser capazes de manipular um grande volume de dados.

2 DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO

O planejamento representa a primeira função administrativa, por servir de base para as demais funções, ou seja, é a função que determina antecipadamente os objetivos a serem atingidos e como alcançá-los de melhor maneira possível, trata-se pois de um modelo teórico para alguma ação futura.

O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em qual seqüência. Não se trata de adivinhar o futuro, mas de reconhecer que, como as ações presentes refletem necessariamente antecipadamente e presunções sobre o futuro. O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação a eventos futuros, no fundo é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência do desempenho das organizações.

O planejamento é elaborado por meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Ha três níveis distintos de planejamento:

2.1 TIPOS DE PLANEJAMENTO

2.1.1 PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

É o planejamento que é realizado no nível institucional da empresa, os dirigentes deste nível estão voltados totalmente para a tarefa primaria da empresa que é de se relacionar com o mercado e com as incertezas geradas pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente da empresa e do ambiente geral. O planejamento estratégico esta orientado para o futuro em um horizonte de longo prazo, uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento.

2.1.2 PLANEJAMENTO TATICO

O planejamento tatico se refere ao nivel intermediario da organização, ou seja, o nivel dos departamentos, tem por base o planejamento estrategico e o objetivo de contribuir para que este tenha sucesso. O planejamento tatico apresenta as seguintes caracteristicas: é um processo permanente e continuo; é sempre voltado para o futuro; se preocupa com a racionalidade de tomada de deecisão; seleciona entre as varias alternativas disponiveis em um determinado curso de ação; é sistemico; é interativo; é uma tecnica de alocação de recursos; é uma tecnica ciclica; é uma função administrativa que interage dinamicamente com os demais; é tecnica de coodenação; é uma tecnicade mudança e inovação.

O planejamento tatico é um conjunto de tomade deliberada e sistematica de decisão sobre empreendimentosmais limitados prazos mais curtos areas menos amplase niveis mais baixos da hierarquiada organização.

2.1.3 PLANEJAMENTO OPERACIONAL

O planejamento operacional se preocupa basicamente com “o que fazer” e “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Por meio do planejamento operacional os administradores visualizam e determinam ações futuras dentro do nível operacional que melhor conduzam ao alcance dos objetivos da empresa, este planejamento se caracteriza pelo detalhamento com o qual estabelece as tarefas e operações pelo caráter imediatista que focaliza apenas o curto prazo e pela abrangência focal que aborda apenas uma tarefa ou operação.

3 PESQUISA COMPARATIVA

Refere-se ao planejamento sistêmico das metas de longo prazo e dos meios disponíveis para alcançá-las. O planejamento Estratégico tem por seu propósito influenciar os ambientes internos e externos. Nem todo planejamento de longo prazo é estratégico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com