TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A SUSTENTAÇÃO DAS MICROEMPRESAS DO COMÉRCIO VAREJISTA EM SÃO LUÍS: estudo de caso na empresa Reciclaqui

Por:   •  28/4/2015  •  Ensaio  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A SUSTENTAÇÃO DAS MICROEMPRESAS DO COMÉRCIO VAREJISTA EM SÃO LUÍS: estudo de caso na empresa Reciclaqui

A competitividade entre as empresas tem aumentado significativamente e as microempresas de forma mais especifica as do comércio varejista, para sobreviverem e terem efetividade neste mercado globalizado precisam utilizar as melhores estratégias e ferramentas gerenciais. Diante dessa realidade, o presente estudo tem por objetivo principal demonstrar a importância do planejamento estratégico para que as microempresas empresas do comércio varejista de São Luis tomando-se como caso a empresa Reciclaqui possam se manter efetivas no mercado, levando os microempresários a perceberem que para aumentar as chances de sobrevivência e também de sucesso destas empresas dentro deste mundo de negócios que constantemente está passando por mudanças o planejamento estratégico se torna fundamental. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, buscando dar embasamento teórico à pesquisa e por meio de um estudo de caso na empresa Reciclaqui com aplicação de questionários aos funcionários e à gestora. Ao desenvolver a pesquisa verificou-seque é possível implementar o planejamento estratégico em uma microempresa aumentando assim suas chances de sobrevivência, crescimento e sucesso.

A economia brasileira tem passado por constantes oscilações e mudanças ao longo do tempo, e muitas empresas especialmente as micro e pequenas acabam fechando por não conseguirem adaptar-se a essas mudanças. Fazer com que elas consigam se sustentar no mercado é um grande desafio para os microempresários que em sua maioria preocupam-se somente com o faturamento e acabam deixando de traçar um planejamento para os possíveis riscos e dificuldades que poderão surgir.

Diante dessa realidade, o presente estudo tem como tema a importância do planejamento estratégico para a sustentação das microempresas do comércio varejistas em São Luis, levando os microempresários a perceberem que para aumentar as chances de sobrevivência e também de sucesso das empresas dentro desse mundo de negócios que constantemente está passando por mudanças o planejamento estratégico torna-se fundamental.

Em virtude da importância deste assunto surge a seguinte problemática: Como o planejamento estratégico poderá contribuir para quê as microempresas do comércio varejista em São Luís consigam manter-se efetivas no mercado? A entrada de empresas nesse tipo de comércio tem aumentado significativamente e como muitas iniciam suas atividades sem visão de futuro e nenhum conhecimento na área, torna-se necessário mostrar a relevância do planejamento estratégico para a sua sobrevivência.

Com a intenção de trazer para as micro e pequenas empresas uma melhor forma de gerenciamento o planejamento estratégico tem se apresentado como uma das principais ferramentas de capacitação para preparar essas empresas para os futuros riscos e oscilações no mercado.

Por meio do planejamento estratégico a empresa é capaz de verificar a existência de problemas que estão contribuindo para que os resultados da organização não sejam alcançados, além de estabelecer outros benefícios que auxiliarão os microempresários na tomada de decisões.

Ao contrário daquilo que muitos ainda pensem o planejamento estratégico pode ser realizado sem grandes custos, com a participação dos funcionários e concentrando-se apenas nos passos que realmente interessam à empresa.

O objetivo principal desta pesquisa é demonstrar a importância do planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com