TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido sobre David Ricardo

Por:   •  12/5/2018  •  Abstract  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA: ECONOMIA POLÍTICA - SEMESTRE: 2016.1

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE DAVID RICARDO

  1. A teoria da renda da terra constitui parte essencial dos progressos que David Ricardo fez na teoria do valor-trabalho, superando um dos becos sem saída de Adam Smith. Para ele, a renda da terra é "a parte do produto da terra que é paga ao seu proprietário pelo uso dos poderes originais e indestrutíveis da terra". Exponha sinteticamente e conceito de “produto líquido”, como surge a renda da terra e porque, segundo Ricardo, ela não participa dos preços dos produtos manufaturados ou originários da terra.
  2. Sobre o valor de troca das mercadorias, Adam Smith já havia exposto que ele é determinado pela quantidade de trabalho contido nos produtos. David Ricardo vai além e explica que o valor de troca das mercadorias é determinado pelo tempo de trabalho necessário (presente: a força de trabalho empregada diretamente e passado: o trabalho contido nos insumos, matérias primas, instrumentos etc. utilizados na produção) à produção das mercadorias e sua colocação no mercado. Exponha, com exemplos, o que é o tempo de trabalho presente e passado. Exponha, também, como emerge o “tempo de trabalho necessário” que já não é idêntico nem se confunde com o tempo gasto na produção de uma mercadoria em particular.
  3. À medida em que a produtividade aumenta, isto é, na proporção em que se encontram melhores condições (naturais e técnicas) de produção, o valor de cada mercadoria particular tende a diminuir. Explique porque o aumento da produtividade do trabalho implica na diminuição do valor das mercadorias tomadas individualmente.
  4. Tendo em vista a teoria da renda da terra e dos lucros exposta por Ricardo, explique a afirmação do autor segundo a qual “ O valor de troca de todas as mercadorias — manufaturadas, originárias das minas ou obtidas da terra — é sempre regulado não pela menor quantidade de trabalho que bastaria para produzi-las em condições altamente favoráveis, desfrutadas por aqueles que têm particulares facilidades de produção, mas pela maior quantidade necessariamente aplicada por aqueles que não dispõem de tais facilidades e continuam a produzi-las nas condições mais desfavoráveis”. Isto contradiz o senso comum que acredita que a concorrência no mercado estabelece o preço médio dos produtos tendo por base aquelas empresas ou setores que produzem em melhores condições – que gastam menos tempo de trabalho na produção de cada mercadoria em particular
  5. De acordo com David Ricardo, há uma base econômica que determina o conflito entre os capitalistas e proprietários de terras e que determina também o valor do salário a ser pago dos lavradores. Identifique-a e explique.
  6. Ricardo na teoria do valor-trabalho afirma que "se a quantidade de trabalho incorporada às mercadorias estabelecer seu valor de troca, todo aumento da quantidade de trabalho terá que aumentar o valor da mercadoria em que ele for empregado, e toda diminuição terá que baixar este valor." David Ricardo irá complementar e divergir de Adam Smith, explique a teoria valor-trabalho e a diferença entre os dois autores.
  7. O que David Ricardo chamou de composição do capital e como essa composição implica no valor e nos preços das mercadorias?
  8. Ricardo foi o primeiro economista a argumentar sobre a teoria das vantagens comparativas do comércio internacional. Exponha essa teoria e os argumentos pelos quais Ricardo defendeu o livre comércio entre as nações como benéfico para todos os países envolvidos. Relacione a teoria das vantagens comparativas com as relações de dominação entre países desenvolvidos (centrais, industrializados) e países colonizados (periféricos, não industrializados).

Bom trabalho!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com