TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo e Análise da Difusão do Modelo de Referência em Operações da Cadeia de Suprimentos (SCOR) nas universidades e organizações.

Por:   •  7/5/2021  •  Artigo  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 7

Estudo e análise da difusão do Modelo de Referência em Operações da Cadeia de Suprimentos (SCOR) nas universidades e organizações.

1. Introdução

A partir do ano 2000, fatores como desastres naturais, crises econômicas, greves dos trabalhadores e ataques terroristas tem causado interrupções nas atividades da cadeia de suprimentos (HENDRICKS et al., 2009). O impacto das interrupções na cadeia de suprimentos prejudica o desempenho das empresas, causando instabilidade, assim faz-se necessária uma gestão eficaz da cadeia de suprimentos, principalmente dos aspectos mais complexos a serem gerenciados, os riscos (KERN et al., 2012).

Diferentes métodos têm sido usados pelos pesquisadores a fim de gerenciar a cadeia de suprimentos, o Modelo SCOR (Modelo de Referência em Operações da Cadeia de Suprimentos) é um desses métodos (ABOLGHASEMI et al., 2015), com aceitação generalizada no ambiente empresarial e nas comunidades de pesquisa mundial. O modelo fornece descrições-padrões do gerenciamento da cadeia de suprimentos, quadro de relações entre os processos padronizados, métricas padrão para medição de desempenho de processos, melhores práticas de gestão e alinhamento padrão entre o recurso e funcionalidade (GOVINDU e CHINNAM, 2007). É uma abordagem integrada com processos que identificam os elementos de risco potencial ao longo da cadeia de suprimentos e define métricas para avaliar o impacto potencial desses elementos de risco para que as empresas possam controlar o impacto e reduzir as interrupções de serviço (HUANG et al., 2005; MCCORMACK et al., 2008).

Não se encontra estudos que analisem o Modelo SCOR no Brasil. O desenvolvimento de pesquisas, aplicando este modelo se faz necessário com a finalidade de esclarecer as abordagens para o gerenciamento de risco no desempenho de uma cadeia de suprimentos (CAMARGO et al., 2013).

Além disso, em uma pesquisa exploratória inicial, realizada nas ementas das disciplinas de gestão de operações, logística e afins, verificou-se que o Modelo SCOR não é

abordado de forma sistemática nos respectivos cursos de graduação. Partindo-se dessas constatações, formulou-se a seguinte questão problema, que deverá ser respondida: Existe relação entre a não existência dos conteúdos relacionados com o Modelo SCOR e a não utilização desse modelo nas empresas brasileiras?

Foram formuladas duas suposições teóricas, que deverão ser comprovadas ao final do trabalho, a saber:

1) As organizações brasileiras não utilizam o modelo SCOR para realização do gerenciamento de riscos da cadeia de suprimentos.

2) Existe uma relação direta entre a não disponibilização dos conteúdos do modelo SCOR e a não utilização desse modelo nas empresas brasileiras.

No contexto da pesquisa, o artigo tem como proceder um levantamento exploratório nas ementas das disciplinas de gestão de operações, logísticas e afins das universidades federais do Brasil, para verificar se a temática SCOR é contemplada nos conteúdos dessas disciplinas. Assim como em outros aspectos os objetivos específicos:

◦ Realizar uma pesquisa bibliométrica nos artigos originais sobre SCOR, publicados no período de 2001-2017, em cinco bases de dados;

◦ Descrever o Modelo SCOR e seus aspectos;

◦ Realizar uma revisão bibliográfica sobre a temática Modelo SCOR a partir das publicações mais citadas encontradas na pesquisa bibliométrica realizada;

◦ Realizar um levantamento com gestores de logística sobre o conhecimento e uso do Modelo SCOR.

No Modelo SCOR a análise de processos é realizada utilizando um quadro padrão com a identificação dos riscos e a análise das tarefas, com uma estrutura única para os negócios, indicadores de gestão, melhores práticas e tecnologias (DIAZ, 2009). Esta abordagem fornece uma contribuição para o aumento da consciência e da comunicação sobre risco nas empresas, componentes essenciais do gerenciamento das cadeias de suprimentos (CAGLIANO et al., 2012). Auxiliando a determinar e comparar o desempenho da cadeia de suprimentos e operações para tratar, melhorar a gestão e a comunicação nas organizações (AYDM et al., 2014).

Este trabalho encontra-se estruturado em seis partes; a contar esta introdução sobre o Modelo SCOR; os procedimentos metodológicos; revisão bibliométrica sobre o Modelo SCOR; revisão de literatura sobre o modelo SCOR; pesquisa de levantamento e por fim, a conclusão e as referências.

2. Procedimentos Metodológicos

Uma pesquisa tem como finalidade descobrir respostas para a verdade que está escondida e que não tenha sido descoberta ainda. As técnicas utilizadas nesta pesquisa referem-se aos instrumentos que serão usados na realização de operações de pesquisa, como fazer observações, técnicas de processamento de dados e suposições a serem estudadas.

Esta pesquisa seguiu os métodos descritos na Tabela 1.

Tabela 1: Métodos de pesquisa

MÉTODO

TÉCNICAS

DESCRIÇÃO

Quanto aos objetivos

Exploratória

Uma pesquisa bibliométrica para mapear publicações sobre SCOR; uma revisão de literatura sobre SCOR; uma pesquisa de levantamento em

ementas sobre o ensino do Modelo SCOR.

Quanto à abordagem

Qualitativa

Interpretar informações e atribuir significados, na busca do entendimento sobre os aspectos, etapas, níveis e características do Modelo SCOR.

Quantitativa

Quantificar a produção científica sobre o Modelo SCOR.

Quanto aos procedimentos

Bibliométrica

Levantar artigos sobre SCOR em cinco bases (Spell, Scielo, Scopus, Direct Science e Web of Science).

Revisão Literatura

Uma pesquisa na literatura sobre o SCOR, buscando artigos, realizando leitura e análise.

Pesquisa de Levantamento

Analisar se o conteúdo programático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com