TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: A IMPORTÂNCIA DOS FLUXOS DA CADEIA DE SUPRIMENTO

Por:   •  1/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

EXPLIQUE AS VANTAGENS DO SISTEMA DE GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NO CASO DA DELL E QUAKER OATS

R: Para responder essa questão é preciso rever alguns conceitos; O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para oferecer uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os processos da rede que facilita e envolve a consolidação de um acervo de informações e conhecimentos que são repartidos e socializados entre seus membros, requerendo a montagem de códigos próprios de linguagem e canais internos de comunicação, com o intuito de viabilizar esta transferência da maneira mais eficaz possível  em uma empresa com transportes, estoques, custos, etc. Essas relações estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes. Isso vem de encontro à necessidade das empresas e clientes, pois o cliente é a principal razão de existir da empresa e o gerenciamento de toda a cadeia desde os fornecedores, passando pela produção, chegando à expedição e, prevendo e organizando a logística reversa que tem como objetivo principal  a gestão e a distribuição do material descartado, tornando possível o retorno de bens ou materiais constituintes ao ciclo produtivo, agregando valor econômico, ecológico, legal e de localização ao negócio, fazendo todo o sentido para organizar suas atividades com foco voltado ao cliente.

A Dell Computer é um exemplo de empresa que usou com sucesso as boas práticas da cadeia de suprimento para apoiar suas estratégias competitivas, uma grande parte de seu sucesso foi atribuído ao modo de como administrou os fluxos, os produtos, as informações e o caixa, dentro da gestão de sua cadeia.  Seu modelo básico de cadeia de suprimento foi a venda direta aos clientes. Como não houve necessidade de distribuidores e varejistas, a cadeia de suprimento da Dell possuiu apenas três estágios: cliente, fabricante e fornecedores, estabelecendo assim um contato direto com seus clientes para facilitar, na leitura, no acesso ao significado, na análise das necessidades e na lucratividade de cada segmento. Essa proximidade com seus clientes e o conhecimento de suas necessidades também permitiu o desenvolvimento de melhores previsões para melhorar ainda mais a sincronia entre oferta e procura, a Dell fez um constante esforço para atender o cliente em tempo real, sendo pelo telefone ou pela Internet, através de configurações de PCs que podem ser construídas com os componentes que tem disponíveis. As estratégias empregadas por essa empresa proporcionaram um gerenciamento apropriado em todas as etapas conseguindo assim as vantagens competitivas sobre seus concorrentes, oferecendo a seus clientes produtos com preços mais baixos e com maior qualidade. Portanto, ela conseguiu maximizar a sinergia empresarial que é um trabalho para cumprir determinada tarefa sendo realizado com várias partes envolvidas, que trabalham unidas em prol de um bem comum. As pessoas envolvidas trabalham da mesma forma para atingir um objetivo específico sendo de suma importância na contribuição para o trabalho de ação e cooperação em equipe. A sinergia é a soma de várias forças voltadas para o mesmo objetivo, sendo fundamental para o crescimento e sucesso de uma empresa.

A empresa Quaker era dona da Gatorade e produzia esse produto em suas fábricas, essa marca possuía um índice maior de vendas no segmento de bebidas, quantidades significativas eram vendidas em supermercados e mercearias. Já a Snapple vendia bebidas naturais principalmente em restaurantes e a varejistas independentes, seu consumo se concentrava mais no Nordeste e na Costa Oeste. Ao adquirir a Snapple, a Quaker não fez um Gerenciamento da gestão da Cadeia de Suprimentos para alinhar todas as atividades, com o objetivo de oferecer vantagem competitiva analisando os benefícios criados por essa ferramenta. Com isso não foi criado estratégias para levar em conta os fatores externos ao negócio, como os fornecedores e, principalmente, os clientes. Com a falta de um projeto direcionado a gestão de Cadeia não houve a sinergia empresarial entre as duas empresas para ambas unificarem o mesmo objetivo, que é de suma importância para a contribuição do trabalho em equipe. A Quaker foi incapaz de solucionar os diversos problemas que a distanciou dessas sinergias. Devido essas falhas no projeto e no gerenciamento dos fluxos da cadeia houve o fracasso financeiro. Por mais que cada empresa possuía pontos fortes não foram solucionados os pontos fracos em comparação com as concorrentes, em prol da vantagem competitiva para possuir um diferencial em relação as outras do mesmo ramo, para atender as necessidades dos clientes. Tratam-se das vantagens e benefícios exclusivos que a empresa proporciona à sua clientela e que a concorrência ainda não conseguiu oferecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com