TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso : CHÁ UNILEVER (A): REVITALIZANDO A CADEIA DE SUPRIMENTO DA LIPTON

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  1.376 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Adriana Helena Andion Garcia

Trabalho da disciplina: Logística ambiental reversa

 

                                                  Prof.: Suzane Barros

Rio de Janeiro

2018

Estudo de Caso :  CHÁ UNILEVER (A): REVITALIZANDO A CADEIA DE SUPRIMENTO DA LIPTON

O trabalho das autoras baseia-se numa pesquisa de desempenho de uma situação de negócio desenvolvido pelo centro de sustentabilidade corporativa da IDM com contribuição da Unilever e Rainforest Alliance para a revitalização da cadeia de suprimentos da empresa Lipton .

        A Lipton, era uma das 12 maiores marcas da Unilever, porém tinha uma comunicação limitada sobre o tema sustentabilidade. Seus esforços não estavam sendo visíveis o que era de suma importância para os consumidores, então resolveu pedir apoio a equipe de impressão de marca da empresa e através de discussão extensiva com fornecedores importantes. Gestores então resolveram alimentar a inovação da marca e criar vantagem competitiva, integrando considerações sociais, econômicas e ambientais e ao participar de várias plataformas como a plataforma iniciativa da agricultura sustentável ( SAI) e o conselho de proteção marinha ( MSC) a empresa viu o apoio de terceiros como reposta para o problema de credibilidade, então em 2005 Liejnsen, coordenador de suprimento global de chá da Unilever encontrou uma oportunidade para revitalizar a marca Lipton e se uniu  juntamente com sua equipe para realizar um exercício de impressão da marca, que viu na terceirização a solução da credibilidade e procurou então uma empresa certificada para se tornar parceira e dar credibilidade necessária a marca Lipton.

Após seis meses de muitas análises dos impactos sociais, econômicos e ambientais em toda cadeia de valor, a influência de consumidores, opiniões de fornecedores, ONGs e governos, concluiu-se que havia oportunidades significativas no mercado de chá ao associar a marca Lipton, à sustentabilidade. Como a marca já tinha experiência sólida em aplicar sustentabilidade na produção de chá, suas propriedades do Quênia e da Tanzânia já praticavam os padrões de sustentabilidade, o que deveria fazer era transferir esses mesmos padrões para os fornecedores e pequenos agricultores.

Conversaram então com 3 organizações e após uma análise, o pessoal da Unilever, uma empresa da Fortune Global que opera nas indústrias de bens de grande consumo e dona da marca Lipton, escolheu a Rainforest Alliance Certified, dentre Fairtrade e Utz Certified, que garantia o cumprimento dos padrões da rede de agricultura sustentável e estava com reconhecimento promissor na Europa.

A intenção era converter a marca inteira para chá sustentável certificado na Europa Ocidental em até 3 anos, porém vários questionamentos surgiram, como preço e rapidez na conversão, e sobre criar um nicho de mercado. A discussão com os executivos do topo da Unilever foi difícil pois todos sabiam dos desafios de sustentabilidade da produção e distribuição, promovendo uma transformação estrutural de mercado  .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com