TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Disciplinares IV

Por:   •  18/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: Relação entre empresa e orquestra.

Introdução.

Uma orquestra pode ser facilmente comparada a uma empresa. Peter Drucker publicou um artigo relacionado ao tema comparando uma orquestra a uma empresa.

No seu trabalho, ele demonstra que uma orquestra e dividida como uma empresa, isso pode ser observado entre várias áreas existentes. O objetivo de uma orquestra é proporcionar um espetáculo grandioso para sua plateia, para isso uma orquestra se utiliza de uma estrutura organizacional composta de várias pessoas que são responsáveis por cada parte do processo de gestão dos recursos materiais e humanos, com a finalidade de cumprirem as suas metas e aspirações.

As finalidades da orquestra serão atingidas com a utilização de recursos instrumentais compostos por diferentes tipos de instrumentos, além de um corpo de funcionários, divididos entre músicos e apoio administrativo, assim como em uma organização onde o trabalho é dividido em setores de produção para um melhor aproveitamento e para as metas serem alcançadas com êxito.

Metáfora da orquestra

Podemos utilizar a metáfora de uma orquestra para ilustrar o trabalho em grupo alinhado às estratégias empresariais: cada instrumento da orquestra tem como requisito básico estar devidamente afinado. No entanto, para a execução de uma sinfonia não é o suficiente. Cada musicista deve conhecer a melodia e possuir a técnica necessária para a execução de sua parte, mas ainda sim isto também não é o suficiente. Traçando um paralelo com o cotidiano empresarial, cada departamento ou unidade de negócios deve conhecer profundamente o que faz e seu trabalho deve possuir alto grau de qualidade. Na orquestra, todos devem saber o momento correto de executar sua parte na melodia, respeitando a execução de toda musica, estando sincronizados com as ordens do maestro. O maestro, por sua vez, sabe que a qualidade da representação, a profundidade de sentimentos que a musica irá fomentar na plateia exige muito mais do que técnica, ou seja, uma ligação que emerge do envolvimento até mesmo emocional de cada músico com seu instrumento, e de toda orquestra em sintonia com ele. Pois somente assim será passível fazer com que os sentimentos que o compositor queria transmitir com aquela obra tornem-se evidente.

Administração estratégica

A proposta de se administrar a partir de estratégias pressupõe que a organização esteja trabalhando sincronizada, ou seja, que a tomada de decisão seja efetuada tendo-se como principio a complexidade ligada a toda organização.

Tal qual a execução de uma obra musical por uma orquestra, que é complexa e até mesmo caótica, mas que na sua organização e sincronismo consegue transcender a limitação da individualidade inerente à execução de cada instrumento e fazer com que a emoção do compositor preencha o ambiente por meio da melodia.

O gestor deve criar mecanismos que possibilitem a implementação da administração estratégica. Não existe efetivamente uma metodologia pronta, pois a própria característica da administração estratégica é a de compreender a organização para adaptar os modelos de gestão á sua realidade especifica.

Assim como o resultado positivo de uma empresa pode ser mensurado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com