TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estutudo de caso - COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIA E VANTAGEM COMPETITIVA

Por:   •  10/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Resenha Crítica de Caso

Tiago Felipe Rabelo Batista

Trabalho da disciplina Gestão Estratégica e Vantagem Competitiva

                                                          Tutor: Prof. Audemir Leuzinger de Queiroz

Santa Luzia

2019

ESTUDO DE CASO DE HARVARD NESTLÉ:

Referência:

BELL, David E.; S HELMAN, Mary; Nestlé”. Harvad Business School, out. 2012. Disponível em: http://sia.estacio.br Acesso em: 06 de agosto de 2019.

O sucesso histórico da Nestlé baseou-se em profundas cadeias de suprimentos agrícolas,         fortes equipes do mercado local e aquisição estratégicas. Pela primeira vez as vendas em 2007 ultrapassaram 100 bilhões, número este que o então CEO e agora presidente Peter Brabeck fez referência no relatório anual da Nestlé em 2007 como uma “barreira quase mística”. Olhando para o futuro, como uma empresa com um vasto portifólio de marcas de bilhões de dólares, como Bulcke poderia manter a companhia prosperando com um senso de urgência quando não havia grandes ameaças surgindo no horizonte?

A HISTRÓRIA DA NESTLÉ

Em 1867, o farmacêutico Henri Nestlé da cidade de Vevey, na suíça, desenvolveu um preparado infantil nutritivo do leite de vaca, farinha de trigo e um pouco de açúcar, ao qual ele aplicou um processo de secagem singular que mantinha a maior parte dos nutrientes da mistura. Criado para as mães e os bebês que não conseguiam amamentar, o preparado provou ser eficaz na redução da mortalidade infantil devido a desnutrição infantil devido a desnutrição.

Ao longo dos anos, a Nestlé desenvolveu constantemente novos produtos e melhorou e adaptou aqueles já existentes para atender a evolução dos gastos dos consumidores. Em 1937, os laboratórios de P & D da Nestlé inventarem o processo “Nescafé” que revolucionou o consumo de café em todo mundo. O mesmo processo de secagem foi usado para produzir Nestea (chá instantâneo) no início dos anos 40. O chocolate em pó Nesquik foi lançado em 1948. Em 1965 a Nestlé se fundiu com a sua maior concorrente, que lhe proporcionou um enorme crescimento e pôs fim a sua maior concorrência, expandido geograficamente e colocando novos produtos, incluindo o chocolate.

As fusões continuaram e após a segunda guerra mundial fundiu-se com a Maggi, uma grande produtora de alimentos preparados. Conforme a sua cultura a Nestlé incentivava os gestores das empresas adquiridas a permanecerem, mantendo-se intactas e os mesmos se reportando para gestores locais da Nestlé. Outra aquisição foi a compra de participação na L’Oreal, empresa do setor de cosméticos.

A companhia também passou por momentos de crises, entre  1980 e 1997, com diminuição dos seus lucros, onde Maucher atual diretor, optou por um programa de mudança radical. Decidiu abandonar varias marcas com desempenho ruim, cortou influencias, revitalizou seu fluxo de caixa e revigorou a cultura de qualidade, com o objetivo de enfatizar a empresa como líder de alimentos no mundo, além de manter a empresa como líder nos segmentos de águas minerais e chocolates, onde surgiu uma nova aquisição de uma gigante de alimentos norte americana, sendo umas das maiores aquisições da historia me industrias de alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com