TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado

Por:   •  8/4/2018  •  Resenha  •  3.333 Palavras (14 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 14

Regulamento Estágio Curricular Supervisionado

Plano de Curso

Disciplina

Estágio Curricular Supervisionado I e II – 9º e 10º semestres

C/H semestral de Estágio Curricular Supervisionado I e II: 240 horas

Ementa

Exercício da prática profissional em escritórios, empresas ou setores públicos, onde se desenvolvam atividades de arquitetura e de urbanismo, visando estimular maior entrosamento entre o plano didático e prática do exercício profissional.

Objetivos

  • Cognitivos: Proporcionar aos alunos a prática profissional nas diversas atribuições profissionais do arquiteto e urbanista como complemento à formação acadêmica.
  • Habilidades: Capacitar os alunos, mediante a vivência em situações reais, a compreensão e solução de problemas típicos da profissão. Habilitar os alunos a equacionar tecnicamente uma situação-problema de arquitetura, fazendo uso extensivo dos conteúdos apreendidos durante sua formação acadêmica. Fomentar nos alunos o uso de procedimentos lógicos e sistêmicos, técnica e eticamente corretos, que lhes serão úteis no exercício da profissão.
  • Atitudes: Levar o aluno à compreensão da prática profissional em arquitetura, urbanismo e/ou paisagismo, em seus diversos aspectos, e ao conhecimento da realidade da profissão, fazendo com que se tornem profissionais criativos, competentes e éticos.

Atividades

Identificação do Campo de Estágio

Deve ser apresentado no formulário do Anexo 1 devidamente preenchido pelo profissional responsável pelo estágio. Devem constar todos os dados de identificação da empresa/escritório onde será realizado o estágio supervisionado, incluindo dados do profissional responsável. Este deverá ser Arquiteto e Urbanista ou Engenheiro Civil, devidamente registrado no CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Deverá conter também um histórico da organização e caracterização do segmento de mercado da empresa/escritório.

Plano de Trabalho

Deve ser apresentado no formulário do Anexo 2 devidamente preenchido pelo aluno, com conhecimento do Profissional responsável pelo estágio. Devem constar dele as informações básicas das intenções de trabalho durante o estágio.

Esse Plano poderá ser ajustado posteriormente em caso de alteração das intenções iniciais. Em caso de alteração deve ser preenchido, fora do prazo, um novo formulário com a observação: 2º plano - modifica o plano de... (nome e data)... Deverá ser novamente assinado pelo Professor Supervisor e pelo Aluno estagiário.

O Plano de Trabalho será validado pelo Professor Supervisor, que irá assiná-lo juntamente com o aluno estagiário, a fim de ajustá-lo as diretrizes da disciplina.

Relatórios mensais de avaliação

Relatório de avaliação do estágio

Deve ser apresentado no formulário do Anexo 3 na parte superior, devidamente preenchido pelo Profissional responsável pelo estágio. Constarão do relatório as principais atividades desenvolvidas pelo aluno no período. Deverá indicar as qualidades e deficiências do estagiário, acompanhado de uma avaliação numérica de 0 a 10. Esta avaliação será utilizada como indicador para o aprimoramento do estagiário e do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Módulo.

Relatório de atividades do aluno

Deve ser apresentado no formulário do Anexo 3 na parte inferior, devidamente preenchido pelo aluno estagiário. Neste campo o aluno deverá fazer uma auto-avaliação em relação às atividades exercidas e seu aprendizado.

Ficha de freqüência de estágio

Deve ser apresentado no formulário do Anexo 4 devidamente preenchida pelo Profissional responsável e entregue juntamente com o relatório mensal de avaliação. Essa Ficha comprovará às 160 horas desenvolvidas no estágio.

Relatório final do estágio supervisionado

Relatório de avaliação do estágio – Profissional Responsável

Deve ser apresentado no formulário do Anexo 5. Deve ser preenchido e assinado pelo profissional responsável pelo estágio. Avaliará o estágio realizado, o estagiário, o processo de estágio e o apoio da Instituição para o êxito do estágio.

Relatório de avaliação do estágio – Professor Supervisor

Deve ser apresentado no formulário do Anexo 6. Será preenchida pela profª. arquiteta Janine de Sousa Lougon Moulin, de modo a avaliar o estágio realizado, o estagiário e o processo de supervisão. O preenchimento ocorrerá após a entrega do relatório final.

Relatório de avaliação do estágio – Aluno Estagiário

Deve ser apresentado no formulário do Anexo 7. Deve ser preenchida pelo estagiário de modo a avaliar o estágio realizado, a experiência de aprendizagem, a adequação do estágio e o processo de supervisão.

Avaliação

Os alunos serão avaliados segundo os objetivos propostos, considerando o plano de trabalho inicial. A entrega pontual dos relatórios mensais e do relatório final, devidamente preenchido, será levada em consideração na nota final do estágio.

Cronograma

O atendimento ao aluno será realizado em horário compatível às aulas, preferencialmente, durante a pré aula, das 19h00 às 19h50, em sala de aula.

Mês

Atividade

Mês 01

Identificação do Campo de Estágio

Apresentação do Plano de Trabalho

Mês 02

Entrega dos Relatórios Mensais de Avaliação

Mês 03

Entrega dos Relatórios Mensais de Avaliação

Mês 04

Entrega dos Relatórios Mensais de Avaliação

Mês 05

Entrega dos Relatórios Mensais de Avaliação

Relatório Final do Estágio Supervisionado

Obs. Entrega dos relatórios. Todos os relatórios serão entregues em mãos ao professor orientador de Estágio Curricular Supervisionado, no dia estabelecido em cronograma a ser definido semestralmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com