TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Obrigatório - Recursos Humanos

Por:   •  2/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.164 Palavras (13 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 13

ANEXO III

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – FOZ DO IGUAÇU

FORMULÁRIO PARA RELATÓRIO FINAL

  1. I - IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

NOME: Mariana Pisetta

SUPERVISOR DOCENTE: Nelinho Davi Graef

CAMPO DE ESTÁGIO: administração de Recursos Humanos

SUPERVISOR TÉCNICO: Fabiano Pisetta

ÁREA PRINCIPAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO: Subsistemas de recursos humanos

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO: 20/10/2015 a 18/02/2016

II – DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO – CAMPO DO ESTÁGIO

1. O Hotel San Rafael, localizado na Rua Almirante Barroso número 1660, é um dos mais de 100 hotéis localizados na tríplice fronteira. Ele está localizado no coração da cidade, próximo a bares e restaurantes bem centralizados e há mais de trinta anos exerce a função de receber visitantes de todo o mundo.

              Em relação a sua formação, o hotel conta com trinta e três funcionários. Os setores são divididos em nove categorias, sendo elas: Almoxarifado, Manutenção, Alimentos e Bebidas, Financeiro, Reservas, Governança, Recepção, Lavanderia e Guardas. Todos esses setores possuem um superior direto, e todos esses, incluindo os superiores, recebem ordens do Proprietário do estabelecimento.

      Na foto abaixo tem-se um desenho do fluxograma do hotel:

[pic 1]

(Fluxograma do Quadro de Funcionários)

1.1 Planejamento Estratégico

          Para Kotler (2000), planejamento estratégico é o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre os objetivos, as habilidades e os recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em constante mudança. Sendo seu objetivo dar forma os negócios e produtos da empresa, possibilitando os lucros e crescimento almejados. Kotler (1993, p. 168) afirma que o planejamento estratégico: Encoraja a empresa a pensar sistematicamente no futuro e a melhorar as interações entre os executivos da empresa; obriga a empresa a definir melhor seus objetivos e políticas; proporciona uma melhor coordenação dos esforços da empresa e proporciona padrões de desempenho mais fáceis de controlar. Ainda Kotler (1998, p. 62), “O planejamento estratégico é um processo gerencial de desenvolver e manter uma direção estratégica, alinhando as metas e os recursos da organização. Preparando-a, para as mutantes oportunidades de mercado. Partindo desse pressuposto de planejamento estratégico, o hotel não se enquadra nesse conceito, pois as decisões e planejamentos feitos são, geralmente, de curto à médio prazo no máximo, sendo raras as vezes em que houveram decisões contínuas à longo prazo, por esse motivo o hotel se enquadra em um planejamento operacional, momentâneo, à curto prazo.

        Como o hotel é um ambiente familiar, o fluxo de pessoas que circulam por lá geralmente são famílias, estrangeiros e empresários que vêm à cidade para resolver questões profissionais. Como houve muitos problemas com estudantes de faculdade e escola, hoje em dia evita-se atender esse nicho de hóspedes por motivos profissionais.

1.2 Matriz SWOT

         O termo "SWOT" é um acrônimo das palavras strengths, weaknesses, opportunities e threats que significam respectivamente: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, mas é bastante comum aqui no Brasil algumas pessoas usarem a sigla FOFA. É utilizada para identificar os pontos fortes e fracos de uma organização, assim como as oportunidades e ameaças das quais a mesma está exposta. Essa ferramenta é geralmente aplicada durante o planejamento estratégico, promovendo uma análise do cenário interno e externo, com o objetivo de compilar tudo em uma matriz e assim facilitar a visualização das características que fazem parte da sigla. Em relação ao hotel, a matriz Swot permite que algumas coisas, muitas vezes ofuscadas, possam ser clareadas. Como força, tem-se a fidelização dos clientes ponto estratégico na cidade, preço convidativo, atendimento online por meio de mídias sociais como facebook e twitter, domínio de outras línguas dos funcionários principalmente da recepção e atendimento. Como fraqueza, a falta de reciclagem de funcionários antigos e a carência de treinamento de funcionários novos podem ser um ponto. Também podemos citar a estrutura antiga do lugar, que mesmo passando por reformas sazonalmente, ainda apresenta alguns problemas. As oportunidades podem ser o aumento do dólar, já que com isso trouxe muitos estrangeiros para a cidade e a implementação de sistemas online de reservas (booking, decolar) e por fim, como ameaça, tem-se novamente a cotação do dólar, que se estiver muito baixa acaba afastando os estrangeiros da cidade e a tão temida concorrência.

[pic 2]

(Matriz SWOT do Hotel San Rafael)

III – DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS

Atividade

Mês 01

Mês 02

Mês 03

Mês 04

- Realizar a caracterização da empresa

X

X

- Identificar e avaliar quais os processos de RH praticados no hotel

Identificar e avaliar quais os processos de RH praticados no hotel

X

X

X

X

- Identificar e avaliar quais os processos de RH praticados no hotel

X

X

X

- Identificar as deficiências em relação aos Recursos Humanos, avaliando a necessidade de implantar novos processos de RH na empresa

X

X

X

- Avaliar a situação diagnosticada na empresa, comparando-a com a teoria

X

X

X

- Propor a reestruturação e implementação de processos de RH que atendam às necessidades e melhor se adequem as condições do hotel.

X

X

X

X

- Apresentação dos Resultados e Relatório Final

X

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (405 Kb)   docx (114.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com