TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica, Politica e Sociedade

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 4

Ética empresarial pode ser caracterizada como princípios, valores e padrões que regulam o comportamento das atividades da empresa, esses valores e padrões comportamentais são precedidos por seus princípios éticos sociais, que repercutem diretamente na política da empresa. Associada com uma racionalidade formal que se estrutura como forma burocrática em hierarquias delimitada por regras fixas.

Os princípios da ética não listam a lucratividade, porém o lucro é um meio para garantir a subsistência da empresa, devendo ser estabelecido a partir da política empresarial sedimentada nos princípios discutidos. Esses princípios são os geradores dos valores éticos, que indicam a relevância ou o grau de atendimento aos princípios éticos preconizados pela empresa, onde se semelha coma a racionalidade substantiva, a mesma aproxima-se da racionalidade formal, mas se diferencia em sua conduta, que não é voltada para fins, Isso quer dizer que ela leva em consideração o contexto social em que se insere, sendo racional quanto à disposição dos valores que orientam aquele mundo social específico.

As distinções entre racionalidade relacionada a fins e a racionalidade quanto a valores estão diretamente ligadas ao conceito de ação social, discutido por Weber. De forma sucinta, a ação social é entendida por Weber como qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que, necessariamente, possua um sentido determinado por seu autor.

A empresa Brasil segurança não tem um documento de texto com diretrizes, que orientam as pessoas quanto às suas posturas e atitudes ideais moralmente estabelecidas dentro de uma empresa, no entanto seu fundador mantem condutas a serem adotados por todos aqueles que representam a empresa, que são elas: Não depreciar a imagem dos concorrentes falando mal das demais escolas de seguranças; Respeito ao instrutor e a conteúdo programático das aulas ministradas; Respeito ao limite de cada aluno da instituição. Essas condutas são atentamente observadas na Brasil Segurança, que tem como procedimento priorizar as pessoas levando ao reconhecimento da dignidade de cada indivíduo que se relacionam com o empreendimento; O objetivo da empresa é o desenvolvimento das pessoas frente à atividade que realiza, priorizando suas necessidades de educação, saúde e bem estar.

A empresa quanta a responsabilidade social

A responsabilidade social é uma tomada de consciência da empresa, que a leva a assumir livremente atividades e encargos em prol da sociedade em que está inserida, vem sendo desenvolvida no Brasil por parte de empresas: através de doações, ajudas eventuais a entidades sociais ou filantrópicas, voltadas para carências significativas da comunidade.

Paula, Pinto e Paiva (2012) em pesquisa realizada com o objetivo de avaliar as atividades ligadas à responsabilidade social das organizações em termos éticos, constataram que cada empresa estabelece formalmente as suas prioridades de ação em termos de responsabilidade social.

Responsabilidade social para Brasil Segurança é vista como um compromisso da empresa em relação à humanidade em geral, considera que a inclusão social faz parte do compromisso ético de promover a diversidade, respeitar a diferença e reduzir as desigualdades sociais.com uma visão social, a empresas não busca somente o lucro, mas a proteção e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com