TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica e relações no trabalho

Por:   •  1/5/2015  •  Artigo  •  1.629 Palavras (7 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Universitário Anhanguera

Santo André

ATIVIDADE DE AUTO - DESENVOLVIMENTO

Ética e Relações Humanas no Trabalho

CURSO: Administração

DISCIPLINA: Ética e Relações Humanas no Trabalho

TUTORA:Adriana Duarte Nadaes

TURNO: Noturno

NOME - RA

Camila Aldana Pucharelli - 5827174400

Santo André, 01de Maio de 2015

Sumário

Introdução........................................................….....................................................pág.04

A Correlação Dos Valores Organizacionais da Petrobrás Com O Escandalo da

Operação Lava-a-Jato..............................................................................................pág.05

Detalhes e consequências da Operação Lava-Jato na Petrobrás.............................pág. 05

Com isto, a Petrobrás se refere à Operação Lava-Jato como...................................pág.06

Considerações Finais.................................................................................................pág.08

Refêrencias Bibliográficas........................................................................................pág.09


INTRODUÇÃO:

Ser bom profissional, ter conhecimentos técnicos, dons, talentos, habilidades e capacidades bem desenvolvidas, cabe a qualquer pessoa que deseja ter uma carreira de sucesso. Ter bom relacionamento com os colegas, facilidade no trabalho em equipe, boa comunicação, flexibilidade entre outras características, são aspectos altamente valorizados nas organizações.

Porém, uma conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade, quanto da própria organização são essenciais para o alcance da excelência profissional. A dinâmica do mercado nos exige atualização a aperfeiçoamentos constantes, e uma postura ética é de suma importância no ambiente corporativo. Através dela ganhamos credibilidade e a confiança de superiores, liderados e demais colegas e colaboradores.

Ética é que o conjunto de valores morais que conduzem o comportamento humano dentro da sociedade. As organizações seguem os padrões éticos sociais, porém criam suas próprias regras para o bom andamento dos processos de trabalho, e alcance de metas e objetivos.

O profissional deve seguir tanto os padrões éticos da sociedade quanto as normas e regimentos internos das organizações. Um exemplo são as informações sigilosas, para a preservação de uma marca ou produto, onde este deve manter uma postura congruente com seu trabalho e manter para si os dados que lhe foram confiados, a fim de guardá-los.

A ética no ambiente de trabalho proporciona ao profissional um exercício diário e prazeroso de honestidade, comprometimento, confiabilidade, entre tantos outros, que o conduzem tanto na tomada de decisões como no processo de adotá-las. Ao final, a recompensa é ser reconhecido, não só pelo seu trabalho, mas também por sua postura ética, de valores e conduta exemplar.

A CORRELAÇÃO DOS VALORES ORGANIZACIONAIS DA PETROBRÁS COM O ESCÂNDALO DA OPERAÇÃO LAVA-JATO

        A empresa estatal brasileira Petróleo Brasileiro S. A. (Petrobrás) tem um perfil em promover bases energéticas, capazes de impulsionar o desenvolvimento do país, garantindo o futuro da sociedade, com competência, ética, cordialidade com competência e respeito à diversidade. (PETROBRÁS, 2015c). Entretanto, um grande esquema de desvio e lavagem de dinheiro, envolvendo tanto a Petrobrás, juntamente a grandes empreiteiras do país e políticos, denominado de Operação Lava-Jato, que foi descoberta pela Polícia Federal, em março de 2014. (FOLHA DE SÃO PAULO, 2015). Mesmo sendo vitimada, a Petrobrás desenvolveu mecanismos de controle empresariais, com a colaboração das autoridades públicas, a fim de investigar sobre as supostas irregularidades, com as quais desfavorecem o seu empenho. (PETROBRÁS, 2015a).

  Detalhes e consequências da Operação Lava-Jato na Petrobrás

        Um dos principais valores a ser demonstrados pela Petrobrás é a incessável busca de geração de valores organizacionais, focando na disciplina de capital e gestão de adequada de recursos. Desta maneira, a Petrobrás contém uma comissão de políticas de ética e transparência, objetivando a proibição de apoios e contribuições empresariais, direcionadas aos financiamentos de campanhas políticas e de partidos, para cargos públicos efetivos. (PETROBRÁS, 2015b, 2015d). No entanto, a Operação Lava-Jato apresentou bastantes desvios de verbas destinados aos pagamentos de propinas de políticos e executivos, provenientes de empresas associadas e contratantes da Petrobrás. (G1 – GRUPO GLOBO, 2015a).

        Com isto, a Petrobrás se refere à Operação Lava-Jato como:

O referido esquema de pagamentos indevidos envolveu um grande número de fornecedores e empreiteiras, que utilizaram recursos recebidos em contratos de fornecimento de bens e serviços com a Petrobras para fazer pagamentos indevidos a partidos políticos, agentes políticos, ex-administradores da Petrobras e outros envolvidos no esquema, corrompendo-os para que estes não só se omitissem na adoção de providências contra o funcionamento da organização criminosa, como também para que praticassem determinados atos no seu interesse. (PETROBRÁS, 2015a., p.1).

        Neste criminoso esquema, foram envolvidos 3 ex-diretores, 1 ex-gerente executivo da Petrobrás, além de executivos de empresas fornecedoras de bens e serviços da Petrobrás. (PETROBRÁS, 2015a).

As principais causas para o surgimento deste esquema de corrupção é, talvez, a ganância exacerbada dos envolvidos, juntamente com a impunidade contida em nosso país. Ambas estão correlacionadas e inseridas ao problema da corrupção da política brasileira, o que favorece na insensata exploração e dos altos desvios de verbas, com os quais deixam de investir em programas de desenvolvimento e de exploração do pré-sal brasileiro, ocasionando a decadência financeira da Petrobrás. (NIGRO, 2014). Para detectar quaisquer tipos de irregularidades nesta empresa, existe o Programa Petrobrás de Prevenção da Corrupção (PPPC), que é constituído por contínuas ações de prevenção, detecção e correção de atos fraudáveis e corruptos, nos quais reafirmam a transparência e ética empresarial, o que não evitou o desenvolvimento da Operação Lava-Jato. (PETROBRÁS, 2015d).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com