TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica e trabalho

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.985 Palavras (28 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 28

ETICA E TRABALHO

INTRODUÇÃO

Fala-se muito em ética nos dias de hoje, este é um assunto que está na moda, se ouve falar dele no rádio, em reportagens na televisão, nos jornais, nas mídias sócias, enfim em todos os meios de comunicação, as pessoas falam nas rodas de amigo, na internet nas salas de bate papo, em casa com suas famílias, ou seja, todo mundo fala de ética, mas quem realmente pratica isso, ou melhor, quem realmente a aplica nas ações do cotidiano de suas vidas? Outra grande dúvida será que todo mundo sabe o que realmente é a ética? Será que as pessoas buscam serem éticas nas suas vidas, nos diferentes papéis que cada um exerce, somos filhos,
somos pais, irmãos, profissionais, amigos, enfim, diversos são os papeis que desempenhamos na sociedade, será que sabemos como nos portar diante das ações que são necessárias para o convívio interpessoal em sociedade.

É lógico que não existe um manual com regras de como devemos agir em nossa vida, o que existe são tipos e formas de conduta mais ou menos
aceitáveis de acordo com muitas variáveis como a cultura, leis, dentre outras.
Como exercemos muitos papéis nesta sociedade se torna muito difícil não errar em nossa conduta moral e ética. O importante nisso é sempre buscar a conduta de convívio melhor não só para si, mas também para o todo da sociedade.

Dentro da vida profissional nos dias de hoje, cada vez mais se torna difícil o convívio entre as pessoas. Uma vez que nosso mundo é totalmente capitalista, muitas pessoas agem de forma antiética, em benefício próprio ou de quem a contrata e ai se perguntam, será que esta é a maneira mais correta de ser um profissional, agindo de forma moralmente errada, tentando derrubar os colegas, chefes, concorrentes em muitas oportunidades usando até meios ilegais para obter o fim desejado, é neste contexto que se encontra a disciplina de ética e responsabilidade profissional.

Está, entra na nossa vida, futuros administradores para passar a visão de como se ter uma conduta profissional adequada, ou seja, ser um profissional idôneo, acima de qualquer suspeita, aquele profissional que as empresas modernas buscam, sem vícios de conduta, um profissional moderno. Por este motivo se fez necessária o estudo da ética no trabalho que é o foco deste trabalho, assim como os profissionais devem ser éticos, as empresas teoricamente também, mas será que estas assim são? Será que elas fazem um bom uso das tecnologias e agem eticamente com seus colaboradores, clientes e fornecedores tanto do modo tradicional como na era digital? Vejamos a seguir.

DESENVOLVIMENTO

ÉTICA NO TRABALHO

Conceito de ética Mattos (2007, p.15), diz que ética é de origem grega (ethos) sendo um conjunto de regras e preceitos que serve como base para a construção de um sujeito com bom caráter.

Acrescenta ainda, que o ser humano é por natureza um ser ético, uma vez que é capaz de distinguir o bem e o mal e pode optar por fazer o bem em detrimento do mal. Logo, ele é responsável pela moralidade de seus atos.
Para Mattos (2007, p.118) a ética pode ser vista como um conjunto de princípios que rege e orienta a ação das pessoas e da sociedade.

Depreende-se ao estudar estas teorias que ética nada mais é que o estudo da moral e dos valores que regem a conduta das pessoas. Ética é um assunto que não é fácil de conceituar por ser algo que é muito abstrato, muito difícil de mensurar e ainda um assunto extremamente polêmico e que como este mexe com a conduta, no modo de agir e de pensar das pessoas, não é um assunto muito fácil de trabalhar.

Conceito de valores

Para Mattos (2007, p.13), o valor é descrito, não definido. Câmara (apud ZILLES et. al., 1992, p. 32) descreve valor como “o próprio ser, visionado racionalmente, numa perspectiva teológica, em livre posicionamento de conformidade dos dinamismos do ser com seus fins”. Já para Zilles (1992, p. 33), valor é a conjugação da liberdade com a exigência, com o desejo da vontade que quer o bem e clama para a sua realização.

Segundo Sá (1998, p. 21), o valor é uma expressão de um aspecto de aferição sobre o que se elege, escolhe ou atribui uma preferência (esse o sentido filosófico e que diverge daquele contábil, em que o valor é uma expressão de grandeza do fato patrimonial). Para Vasquez (2011, p. 136), quando falamos em valores, temos presente a utilidade, a bondade, a beleza, a justiça, etc., assim como os respectivos polos negativos: inutilidade, maldade, fealdade, injustiça, etc.

Em primeiro lugar, referir-nos-emos ao valor que atribuímos às coisas ou aos objetos, quer sejam naturais quer sejam produzidos pelo homem e, mais tarde, ocupar-nos-emos do valor com respeito à conduta humana e, particularmente, a conduta moral. Vázquez (2011, p. 141), diz que o valor não é a propriedade dos objetos em si, mas a propriedade adquirida graças a sua relação com o homem como ser social.

Mas por sua vez, os objetos podem ter valor, somente dotados realmente de certas propriedades objetivas. Entende-se com as teorias acima descritas que valores são algo que está no íntimo do ser, que meios de agir ele escolheu para conduzir seus atos, suas atitudes, sua vida. Valores, assim como a própria ética, não é algo que seja tangível, está apenas no íntimo e é passível de diferentes julgamentos.

Aquilo que é de valor para um ser pode não ser de mesmo valor para outro. Mattos (2007, p.14-15), cita que os determinantes dos valores são família, escola, cultura, os meios de comunicação, grupos de companheiros, fatores pessoais e o tempo. Uma vez que somos seres sociais, nos relacionamos o tempo todo, dentro de nossos diversos papéis na sociedade e acabamos por nos influenciar por outras pessoas, por esta razão a teoria acima é realmente um fator determinante de nossos valores. Ética no trabalho e profissão

Segundo Sá (1998, p.119), o conceito de profissão, na atualidade, representa: Trabalho que se pratica com habitualidade a serviço de terceiros, ou seja, prática constante de um ofício. Este é um conceito básico que explica de forma sucinta e objetiva o conceito para profissão, ou seja, a prática constante de um ofício. Segundo Mattos (2007, p.118), a ética pode ser considerada um conjunto de normas que determina a conduta das pessoas engajadas em atividades profissionais. Para Nash (1993, p. 06), ética nos negócios é o estudo da forma pelo qual normas morais se aplicam às atividades e aos objetivos de uma empresa comercial.

 Não se trata de padrão moral separado, mas do estudo de como o contexto dos negócios cria seus problemas próprios exclusivos à pessoa moral que atua como um gerente deste sistema. Segundo Mattos (2007, p.117), a busca por uma profissão já envolve a reflexão sobre como se deve proceder dentro do grupo profissional escolhido, isto é, todo corpo profissional deve seguir um conjunto de deveres, normas e regras inerentes à conduta profissional.

Mattos (2007, p.127) citando Glock e Goldin (2005) diz: “a escolha por uma profissão é optativa, mas ao escolhê-la, o conjunto de deveres profissionais passa a ser obrigatório”. AZEVEDO et al. Ética no trabalho. Ciênc. Conhecimento – v. 8, n. 1, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.5 Kb)   pdf (183 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com