TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Trabalho e Consumo

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 9

ÉTICA, TRABALHO E CONSUMO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, NAS PERSPECTIVAS DE PAULO FREIRE[pic 1]

Luciano Motta Santos

Tutor Externo – Juliano Mota Campos

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

História HID 444 – Prática do Módulo II

08/11/16

RESUMO

O presente texto tem como objetivo apresentar a origem, função e objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de1997, bem como relacioná-los com as perspectivas pedagógicas de Paulo Freire. A tipologia escolhida foi a pesquisa documental, na qual foi realizada a coleta de dados para a construção do mesmo. Os livros, artigos científicos e leis disponíveis em sites na internet, servem de fundamento teórico deste texto nos quais é possível constatar a relevância dos Parâmetros Curriculares Nacionais e relacioná-los com a pedagogia da dialética de Paulo Freire.

Palavras-chave: Parâmetros Curriculares. Temas Transversais. Paulo Freire.

INTRODUÇÃO

Compreender a origem, fundamentos e objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997, pode ser de ajuda para compreender o rumo da educação escolar no Brasil. É possível através do presente texto identificar as tendências pedagógicas que possivelmente está inserida nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Discutir sobre os temas transversais pode revelar-se uma metodologia eficaz na construção do conhecimento. A construção do saber com base nos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) podem ser relacionados com os objetivos e perspectivas de Paulo Freire.

ÉTICA, TRABALHO E CONSUMO COM BASE NOS PCN’s (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS), NAS PERSPECTIVAS DE PAULO FREIRE

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra parâmetro, entre outras definições, se refere a padrão, norma de comparação ou avaliação. E a palavra currículo, um dos seus significados, segundo o Dicio (dicionário online em português) refere-se a reunião de disciplinas de um curso. Os PCN’s são programas referenciais de qualidade de ensino, que servirão de modelo e referencial para o ensino infantil, fundamental e médio de todo o país.

Brasil (1997, p. 13) salienta que por ter natureza flexível, os parâmetros curriculares respeitará a singularidade regional dos Estados e Municípios porém, menciona a necessidade da implementação de um currículo escolar.

ORIGEM DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Os Parâmetros Curriculares Nacionais tem origem com a criação de leis que especifiquem a necessidade de implementar um Currículo de Base Comum.

Uma análise de leis referente a educação no Brasil a partir do ano de 1971, evidencia que a proposta de formalizar um currículo escolar de base comum não é novidade. A lei (Brasil. Lei 5692, 1971, art.27); a lei (Brasil. Lei 7044, 1982, art.5º); a Constituição (Brasil. Constituição Federal, 1988, art.210); a lei (Brasil. Lei 9394, 1996, art.26) e a lei (Brasil. Lei 12796, 2013, art.26). Algumas dessas foram retificadas com nova redação, como as leis 5692, 7044 e 9394 porém, todas elas apresentam em comum a necessidade de implementar um currículo de base comum para a educação brasileira.

É possível concluir que os PCN’s no seu significado atual surgiu com a criação da lei 9.394/1996 e consequentemente a proposta de refazer o currículo de Base Nacional Comum. (Brasil. Lei 9394, 1996, art.26) afirma, “os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional como” [...]. A relação análoga entre a lei 9394/1996 e a criação dos PCN’s pode ser percebidos em Brasil (1997, p.28), que prega,

É nesse sentido que o estabelecimento de uma referência curricular para todo o país, ao mesmo tempo que fortalece a unidade nacional e a responsabilidade do governo Federal com a educação, busca garantir, também o respeito a diversidade que é marca cultural do país, mediante a possibilidade de adaptações que integrem as diferente dimensões da prática educacional

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E CONTROVÉRSIAS COM O PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA BASE NACIONAL COMUM (BCN)

Uma das características e funções da BCN (Base Nacional Comum) é padronizar conteúdos pedagógicos comuns para todas as escolas do Brasil, entretanto, o perigo de implementar um currículo comum para todas as escolas, é usar ideologias ou tendências pedagógicas com o objetivo de oprimir, alienar e escravizar a nação pois, as tendências e modelos pedagógicos podem refletir nos hábitos e ações da população, é como afirma Ferrari (2011)

Sabe-se que a prática escolar está sujeita a condicionantes de ordem sociopolítica que implicam diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola e da aprendizagem. O modo como os professores realizam o seu trabalho na escola tem a ver com esse pressupostos teóricos, explicita ou implicitamente.

Tendência[1] pedagógica refere-se a inclinação ideológica de um método pedagógico. As práticas ou tendências pedagógicas poder ser divididas em dois grupos: liberais e progressistas, e são subdivididos em sete tendências.

Libâneo (apud Ferrari, 2011) classifica as tendências pedagógicas em:

- Pedagogia Liberal

  Tradicional

  Renovada progressista

  Renovada não-diretiva

  Tecnicista

- Pedagogia progressista

  Libertadora

  Libertária

  Crítico-social dos conteúdos.

Consequentemente a implementação de um Parâmetro Curricular Comum ou a Base Nacional Comum, é marcada com controvérsias, especulações e medo, pois suas consequências refletirá na vida política social da nação

Em meio ao momento de crise política econômica e social que se vive no Brasil, mais precisamente desde 2014, em setembro de 2015 foi apresentada aos brasileiros a proposta de Base Nacional Comum para remodelar o padrão do conteúdo curricular das escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com