TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica empresarial

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Ética

A ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser. De acordo com Matos (2012, p. 2) “a ética e a verdade são a essência da consciência humana.” Ou se é ético ou não se é ético, não existe meio termo, da mesma forma que não existe meia ética pois não é a verdade. Para que o ser humano seja completo é necessário seguir sua consciência, ou melhor dizendo, a verdade que está em sua consciência.

Muitos confundem ética com moral, sendo assim de acordo com Motta (1984) “ética é um conjunto de valores que tem como objetivo orientar o comportamento do individuo em relação aos outros dentro da sociedade em que vive para se ter assim um bem estar social”, enquanto que moral palavra que vem do latim “mores” está ligada aos valores adquiridos pelos individuos conforme vão crescendo, ou seja, a moral é ligada a educação, criação de cada pessoa.

A ética possui três pilares, ela precisa ser justa, livre e solidária. A ética deve ser para todos, deve ser responsável e visar o bem comum, visando sempre a dignidade humana.

Utilizamos a ética em tudo em nossas vidas, tanto pessoal como profissionalmente, e é importante citarmos que toda profissão possui seu código de étic1a. Os códigos de ética foram criados para cada profissão de acordo com sua importância na sociedade. Quando falamos em ética profissional estamos falando de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho no dia a dia.

Quando profissionais deixam de utilizar a ética problemas acontecem envolvendo a sociedade, um exemplo da não utilização de ética tem sido as denuncias referente à deputados, senadores, presidentes envolvidos em corrupção como o caso Lava Jato, Petrobrás entre outros que acarretam vários problemas à sociedade brasileira como o aumento dos impostos e de preços não só do combustível mais de tudo.

Na administração temos o Preâmbulo, onde consta dos deveres, das proibições, dos direitos, dos honorários profissionais, dos deveres especiais em relação aos colegas, dos deveres especiais em relação à classe, das infrações disciplinares e das disposições finais. Na Advocacia temos o Código de Ética e Disciplina da OAB, onde consta das regras deontológicas fundamentais, das relações com o cliente, do sigilo profissional, da publicidade, dos honorários profissionais, do dever de urbanidade, das disposições gerais, do processo disciplinar, da competência do Tribunal de Ética e Disciplina, dos procedimentos, das disposições gerais e transitórias. E assim por diante em todas as profissões.

De acordo com Matos (2012) “ter ética é um diferencial para a sobrevivência das organizações nos dias de hoje pois, a forma como essas organizações são vistas pela sociedade mudou, os consumidores tendem a dar mais valor para empresas que transmitem comfiabilidade, empresas com marca, prestigio e a ética tras respeito pois é um diferencial de qualidade e conceito.”

Uma das questões referente a ética é: a ética pode ser determinada pela cultura? Acreditamos que a ética pode ser diferente em determinados paises de acordo com seus costumes. Porém o que devemos nos atentar é que a ética pode ser um pouco diferente em determinados locais mais não devemos confundir ética com moral pois apesar de andarem juntas e parecem a mesma coisa, não são. O importante é respeitar cada costume, pois o respeito com o ser humano além de ser ético é moral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com