TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica no trabalho

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 4

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Unidade de Ensino: Santa Bárbara D’Oeste/SP

Nome

Monique Chaim Luza

RA

1569222977

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Unidade de Ensino: Santa Bárbara D’Oeste/SP

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

INTRODUÇÃO

Hoje em dia não sabemos se existe uma profissão certa para cada pessoa, mas há uma pergunta que deixa bem pensativo, “existe pessoa certa para cada profissão?”.

Com esta pequena introdução interrogativa, o meu parecer em relação ao assunto, requer que tenha o mínimo possível desta prerrogativa esquecida por vários nos dias de hoje.

Neste caso, temos a empresa Petrobrás, uma empresa sólida, muito bem respeitada mundialmente, porém, de uns tempos para cá vem caindo no conceito do povo, dos empresários, governos, mas porque tudo isso? Pelo simples fato de não ter ética daqueles que do poder decidem determinada situação ou uma negociação e também pela ganancia.

As crenças e valores dessa empresa não é alinhada pela corporação em questão, pois o interesse hoje em dia é mais focado em si próprio e não em conjuntos, ou seja, algo que possa proporcionar não somente uma pessoa.

Contudo, um diretor hoje, só chegou onde esta por algum mérito, mas também não devemos acreditar que todos não são éticos em geral no seu dia a dia, depende muito da situação de cada um e o momento.

Um pequeno problema pessoal, pode fazer muita diferença em uma simples tomada de decisão, um bom momento profissional também pode levar a autoconfiança e deixar escapar algo.

Só o fato do pensamento próprio em consequência ao desenvolvimento profissional, onde por objetivo da conquista ou meta alcançada não seja afortuna para ambos os lados, empresa e funcionários, já é uma implicação ética do profissional que apresenta as crenças e os valores não alinhados aos da empresa.

A integridade e a importância de um cargo elevado numa empresa, deve unir diversas características importantes que a função existe.

A performance de um colaborador quando ele não compartilha das mesmas crenças e valores à empresa, é um risco muito grande, pois pode denegrir a imagem e o conceito construído por anos de trabalho.

O caso Petrobrás, nos revela o quanto as crenças e valores do profissional são destoantes das crenças e dos valores da empresa no momento atual.

Justificar por que a escolha desse conjunto de crenças e valores não é alinhada à corporação em questão.

Foi descoberto dentro da Petrobrás, alguns funcionários e pessoas secundárias e terceirizadas estariam desviando dinheiro da corporação, ou seja, ocorrendo uma lavagem de dinheiro, com isso, as crenças e valores da empresa com o tempo foram se perdendo, fazendo com que outros funcionários e até mesmo outras organizações e empresas tivessem uma má impressão, ou seja, causando uma má reputação mundialmente.

Expor possíveis implicações éticas do profissional que apresenta as crenças e valores não alinhados aos da empresa.

Paulo Roberto Costa, ex- diretor de abastecimento da Petrobras, era investigado pelo Ministério Publico Federal por suspeitas e supostas irregularidades em compras de refinaria pela Petrobrás, de Pesadana no Texas em 2006. Em depoimentos o ex-diretor afirmou que havia um “esquema” de propina em obras da estatal, e que o dinheiro abastecia os caixas de partidos como: PT, PP e PMDB. Em meados de 2004 á 2012, Paulo é preso pela Policia Federal, em suspeita de destruir e ocultar documentos e passou a ser investigado após ganhar um carro luxuoso do doleiro Alberto Youssef, apontado como um dos lideres do trambique.

Expor possíveis impactos nos resultados da empresa quando seu colaborador não compartilha das mesmas crenças e valores.

Quando um ou diversos funcionários não compartilham das mesmas crenças e valores da organização, normalmente não contribuirão com alguns aspectos no desenvolvimento da empresa, pois a insatisfação sempre estará no cotidiano e a desmotivação consequentemente irá prejudicar.

Expor possíveis impactos na performance do colaborador quando ele não compartilha das mesmas crenças e valores da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (344.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com