TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica no trabalho

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Dourados MS.

 NOME

 RA

Atividade Colaborativa

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Dourados MS.

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

Introdução

              A escravidão surgiu há muitos anos, onde pessoas eram obrigadas a trabalhar em condições precárias sem receber valores pelo trabalho executado, os navios Portugueses e Europeus estavam sempre lotados de pessoas destinadas à escravidão. A história da escravidão é uma das mais antigas do mundo, desde a época em que um grupo vencia uma batalha os perdedores passavam a ser escravos dos vencedores, a maioria dos escravos eram comprados para exercer tarefas pesadas, as quais os grandes proprietários não poderiam fazer. Mesmo sendo dura a vida dos escravos, muitos trabalhavam e ganhavam a confiança de seus chefes que conseguiam comprar a liberdade com seu próprio trabalho.

         No Brasil a escravidão deu-se inicio através das plantações de cana, onde eram comprados africanos para execução do trabalho nos canaviais onde muitos africanos morriam antes mesmo de chegarem ao Brasil, por conta da viagem sofrida e maus tratos durante a viagem. Era uma situação constrangedora onde homens e mulheres sofriam grande descaso e maus tratos sem ter a quem recorrer não podiam falar impondo suas decisões não havia nem um tipo de liberdade. Existiram muitos confrontos entre escravos e proprietários de terras, por conta das fugas planejadas pelos escravos que queriam ganhar a liberdade. Somente a partir do século XIX que a escravidão tornou-se oficialmente proibida no Brasil que começou a vigorar no dia 13 de maio de 1988 com a promoção da lei Aurea feita pela princesa Isabel.

         Mesmo com a liberdade os escravos, eles sofriam grandes dificuldades, pois não conseguiam emprego e eram discriminados, diante das dificuldades aceitavam qualquer tipo de emprego para que pudessem sobreviver. Mesmo com o fim do trabalho escravo, nos dias atuais depara-se com situações de grande semelhança com a época da escravidão, infelizmente a ausência do cumprimento das leis tem tornado pessoas escravizadas em pleno século XXl. A falta de responsabilidade e ética tem contrariado as leis e fugindo de sua realidade, imposta pelos governantes do país.

Trabalho escravo no século XXL agentes causadores

              Infelizmente no Brasil ainda existe muitas pessoas que sofrem por falta de alimentos para sobreviver, passam por situações de pobreza extrema, além destas situações, percebe-se o trabalho escravo entre o povo brasileiro, este tipo de trabalho tem grande relação com o passado, quando não existia lei contra a escravidão, tem sido uma questão cultural e econômica, tem passado despercebida por parte do ministério publico as normas que regem as leis do trabalho.

              Há grande falha nas fiscalizações publicas com respeito a trabalhadores, através de pesquisas sobre trabalho escravo observa-se muitos casos de pessoas que são forçadas a trabalhar por mais tempo, com baixo salário ou nenhum tipo de recompensa, como foi o caso da Chinesa de 23 anos, encontrada sob regime de escravidão, em casa de bijuterias em Araçatuba  São Paulo, a situação de inferioridade pode ter sido a causa de sua exploração,  pessoas pobres sofrem abusos por não ter opções de sobrevivência e ai está falha dos governantes, que devem criar novos empregos no Brasil, que possam valorizar o trabalho humano , inserido pessoas no mercado de trabalho sob fiscalização digna de direitos.

              O Estado tem grande responsabilidade em reconhecer e aplicar os direitos humanos nota-se que nem todos têm os mesmos direitos, principalmente no acesso as leis e seus cumprimentos, as pessoas com maior poder aquisitivo tem mais facilidade de se aproximar do cumprimento das leis, e acabam criando suas próprias leis praticando ao contrario das leis regidas no País, onde falta ética e respeito ao trabalhador, tem se destacado, pessoas que não pensam nos direitos alheios, mas somente em si próprios.

             A falta de informação e acesso à justiça por parte das pessoas menos favorecidas, pode ser um dos fatores que colaboram para o trabalho escravo. Existem estados que a justiça trabalhista não esta presente para fiscalizar os trabalhadores e empregadores, os trabalhadores sofrem condições precárias de trabalho semelhante à da escravidão antiga, sem agua potável, falta de higiene, sem local adequado para dormir e mal alimentação, isso acontece, porque muitas vezes, por não conhecer as leis a classe menos beneficiada, fica calada sofrendo as consequências da escravidão.

Escravidão e ética

              Pode-se observar que nos dias atuais as pessoas por si próprias fazem questão de criar grupos, muitas vezes não percebem que indiretamente estão deixando a desejar no que diz respeito à ética, onde criam suas próprias regras e limites excluindo pessoas de sua lista de compatibilidade, é aonde existem pessoas tratadas com indiferença.

              São tomadas decisões impensáveis, que fogem do principio ético, quando enxerga-se a necessidade de ação, em favor de alguém e é feita “vista grossa”, não agindo para a mudança. Visivelmente estão no dia a dia, situações constrangedoras que estão longe da moral e ética, que podem ser mudadas através de atitudes positivas, quando se coloca no lugar de uma pessoa prejudicada, que se expõe a uma força maior, aquela que pode exercer no trabalho e procura meios de tirar o mesmo de tal situação exploradora, assim cumpre-se então um papel dentro dos padrões éticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (325.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com