TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica no trabalho

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

RECURSOS HUMANOS

ÉTICA NO TRABALHO

[pic 3]

Várzea Grande

2014

ÉTICA NO TRABALHO

Trabalho apresentado ao Curso Recursos Humanos  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplina  Sistemas de informação; Ética, Política e Sociedade; Economia e Modelo de Gestão.

Prof. Henry T.Nonaka; Marcia Bastos; Joanice L. Santos e Mônica Maria Silva

Várzea Grande

2014

INTRODUÇÃO

Baseada nas informações que obtive na internet, através de artigos, tenho como objetivo abordar o tema: “HSBC é multado em R$ 67,5 milhões por espionar funcionários, diz MPT-PR”, levando em consideração como o sistema de informações pode influenciar de modo positivo e negativo na vida das pessoas e nas empresas.

No decorrer do tempo o homem vem criando vários meios e ferramentas de se comunicar para melhorar seu modo de vida. E nos dias de hoje a tecnologia avança de modo assustador, e quem não se adequar para acompanhar essa evolução, com certeza vai ficar fora do mercado de trabalho e no caso das empresas, ficará difícil a competição.

No setor de recursos humanos é necessário que se tenha uma visão critica e reflexiva sobre como usar determinadas ferramentas dentro de uma organização, e como tratar os seus funcionários, de maneira profissional e humana, não se esquecendo da ética da empresa e também os valores éticos de seus funcionários. Não somente as empresas, mas os funcionários também tem que respeitar a ética da organização em que faz parte.

Afinal, o que é ética empresarial? È o comportamento da empresa (entidade lucrativa) quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceita pela coletividade.E a ética profissional em relação aos  funcionários? É um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Então, cada organização tem a sua própria ética, esta é de acordo com ramo que a empresa atua, e os seus colaboradores tem que se adequar a essas normas.

A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Teria sido traduzida em latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (e também pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.

No caso do: “HSBC” multado em R$67,5 por espionar funcionários, diz MPT-PR”,  foram violados os valores ético dos funcionários.

A decisão foi do juiz Felipe Calvet, da oitava vara do trabalho de Curitiba, a ação publica foi ajuizada pelo MPT-PR, que recebeu a denuncia da federação dos trabalhadores.

 “Por suspeita de fraude, 152 trabalhadores tiveram suas vidas devassadas e seus direitos fundamentais à intimidade e à vida privada brutalmente violada”.

Para espionar os trabalhadores, segundo nota do MPT, o CIE abordava os empregados usando disfarces como de entregador de flores e de pesquisador. Os espiões também seguiam os profissionais pela cidade, filmavam e fotografavam as residências dos funcionários afastados e mexiam em seus lixos. Foi investigada a rotina diária, os hábitos de consumo, antecedentes criminais, ajuizamento de ações, informações sobre a família, participação em sociedade comercial e posse de bens.

Esse caso , aconteceu entre os anos de 1999 e 2003, em estabelecimentos bancários de vários estados brasileiros.

O banco então foi multado por danos morais coletivos, portanto os funcionários investigados podem entrar com ação na justiça do trabalho para indenização por dano moral individual.

O que é danos morais coletivos? Trata-se de assunto atualmente muito discutido, em razão do aumento de ações propostas por sindicatos e MPT, postulando a indenização à coletividade. Além de polêmico, embora tenha um efeito pedagógico indiscutível, pois obriga o empregador a agir de forma preventiva e a cumprir às normas legais, é carente de legislação que o regulamente, de modo que os tribunais vêm dirimindo tais controvérsias com base no Direito Civil e nas obrigações da relação laboral. Assim, o dano moral coletivo tanto pode afetar o interesse dos indivíduos considerados como membros do grupo, quanto o direito cujo titular seja o próprio grupo. Neste sentido, a lei 7.347/85, que regulamenta a ação civil pública, prevê expressamente a possibilidade do reconhecimento de dano moral coletivo, ao dispor, no artigo 1º, IV, a referência a responsabilidade por danos morais e coletivos causados "a qualquer outro interesse difuso ou coletivo".

Porque o banco resolveu espionar esses funcionários , que estavam afastados por motivo de saúde? Suspeita de fraude? De que os funcionários estariam exercendo outras atividades com renumeração? Sim de acordo com o banco, essa investigação ocorreu por suspeita de que alguém pudesse estar realizando atividades extra banco , pois de acordo com o banco a quantidade de pedidos de licença médica era excessiva na época. As estratégicas adotadas pelo banco para saber se algum de seus funcionários estaria cometendo alguma fraude, foi correta? Qual seria outra maneira de conseguir essas informações, sem ferir os valores éticos desses funcionários?

As informações coletadas incluíam também ajuizamento de ações trabalhistas pelos funcionários licenciados, participação em sociedades empresariais e até listas de bens, como carros. Neste caso os funcionários foram perderam a sua privacidade, pois estavam sendo espionados até em suas residências, sendo exposto a sua vida íntima e também a da sua família.

O que é Privacidade?

          É uma forma de externar essa intimidade, que acontece em lugares onde a pessoa esteja ou se sinta protegida da interferência de estranhos, como a casa onde mora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com