TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnocentrismo

Por:   •  19/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE – UNICENTRO

CURSO DE PEDAGOGIA

ANA PAULA DOS SANTOS ARAÚJO

ETNOCENTRISMO, CULTURA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Guarapuava

2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE – UNICENTRO

CURSO DE PEDAGOGIA

ANA PAULA DOS SANTOS ARAÚJO

ETNOCENTRISMO, CULTURA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia, disciplina de Pesquisa em Educação, sob a orientação da professora Clarice S. Linhares, como requisito parcial para obtenção de nota referente ao primeiro semestre - 2º  período.

Guarapuava

2015

ETNOCENTRISMO, CULTURA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

        O artigo em questão, intitulado Etnocentrismo, cultura e políticas educacionais, foi escrito pelo professor do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-PR, Lindomar Wessler Boneti, e trata das questões referentes ao etnocentrismo impregnado nas políticas educacionais, não apenas públicas, mas nas demais esferas de educação também, e o modo como isso impacta a realidade da educação.

        O artigo inicia com a introdução, onde são tradadas das relações entre escola e cultura, abordando o fato de a escola não ser capaz de lidar com as diferenças culturais e sociais que fazem parte do seu público, ou sendo que estas diferenças, no máximo, são tratadas como assuntos formais a serem discutidos nas salas de aulas. No âmbito normativo, já aconteceram avanços neste quesito, mas na prática a legislação ainda não consegue impactar na cultura escolar.

        O segundo capítulo que tem como título “educação e cultura”, primeiramente aborda conceitos de cultura de acordo com diferentes autores, apresentados diversos aspecto importantes a serem considerados quando se fala no assunto.  Destaca, também, o fato de que cada povo, cada nação, cada região e cada local possuem culturas diferentes, de modo sobreposto e independente, o que torna o quesito cultura algo bastante complexo, e que não pode ser tratado na homogeneidade.

        Já no terceiro capítulo (o etnocentrismo e a “cultura escolar”), o autor busca responder a seguinte questão: Se o saber e a escola resultam da estrutura simbológica cultural da sociedade, e se a cultura está vinculada a um lugar, um território, por que a prática escolar de grande parte das regiões do mundo utiliza como princípio básico a uniformidade?

        No quarto capítulo, intitulado “Os fundamentos da instituição escolar”, destaca dois aspectos importantes que circundam os fundamentos da instituição escolar. O primeiro é o caráter ideológico da ciência e da técnica, e o segundo é a associação do caráter técnico ao princípio da racionalidade, com vistas ao capital. Ou seja, todo conhecimento é válido se puder ser provado cientificamente e utilizado para gerar e acumular capital.

        O sexta capítulo (cultura escolar e cultura do mundo da vida), apresenta a diferenciação entre o conhecimento dito científico, que é aquele formal, reconhecido e valorizado pela instituição escolar, e o conhecimento de cultura do mundo de vida, ou seja, o conhecimento informal, relacionando á esta diferenciação as dificuldades que as escolas encontram em lidar com os conflitos da “vida real”, como drogas, problemas familiares, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com