TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Historica da Internet

Por:   •  4/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 6
  1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA INTERNET

As origens da Internet datam de quase 40 anos, com o financiamento dos militares norte-americanos de uma rede de pesquisa apelidada de Arpanet em 1969. Desde então, a Internet sofreu mais do que apenas uma mudança de nome. O número de computadores conectados à Internet tem crescido exponencialmente, enquanto o número de usuários aumentou de um punhado de cientistas da computação para 1,5 bilhões de consumidores. O alcance da rede se expandiu para além dos Estados Unidos para todos os cantos do globo. Mas sua popularidade tem um lado escuro, como evoluiu de uma rede amigável da pesquisa a um viveiro da atividade criminal including a fraude e o roubo da identidade (PAPERT, 1988) .

A mudança de nome deixa atrás o passado militar. A maior rede mundial de redes de computadores obteve seu nome original do braço militar norte-americano que o financiou: Arpanet era para a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada. Em 1969, quando Arpanet foi criado, conectou cinco sites: UCLA, Stanford, UC Santa Barbara, a Universidade de Utah e BBN. Em 1983, o Departamento de Defesa dos EUA caiu Milnet, que era a parte de Arpanet que carregava comunicações militares não classificadas. Arpanet foi rebatizado de Internet em 1984, quando ligou 1.000 hosts em laboratórios universitários e corporativos. Milnet foi mais tarde renomeado a Rede de Dados de Defesa e finalmente NIPRNET, para a Rede de Roteadores IP não classificados (PARENTE, 1996).

O número de computadores conectados à Internet cresceu dramaticamente a partir dos humildes começos da rede, quando conectou quatro computadores em laboratórios universitários de pesquisa. Hoje, a Internet liga mais de 440 milhões de computadores diretamente e milhões têm acesso à Internet por meio de esquemas de endereçamento privados. O uso da Internet explodiu desde 1995, quando os pesquisadores começaram a rastrear essa estatística. Embora as estimativas variem da Internet com 1 bilhão para 1,5 bilhão de usuários, todos concordam que a Net tem espaço para crescimento como a população mundial tops 6 bilhões. Isso deixa mais de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo sem acesso à Internet hoje (PRETTO, 1996).

A Internet mudou de um meio de comunicação dominado pelos EUA para um que está vendo seu crescimento mais rápido na Ásia e na Europa. Eis como o alcance geográfico da Internet se acumulou naquela época. As vendas de nomes de domínio crescem 10 vezes nesta década. O sistema de nomes de domínio da Internet foi criado em 1984 para combinar endereços IP complexos com nomes fáceis de lembrar que terminam em extensões como .com, .org, .edu, .gov, .mil e códigos de países, incluindo .de para a Alemanha. Em 1998, o Departamento de Comércio dos EUA privatizou registros de nomes de domínio e operações através da criação da Corporação de Internet para Atribuição de Nomes e Números. Desde então, as vendas de nomes de domínio aumentaram quase 10 vezes, mas ccontinuam a ser o domínio mais popular (RIPPER, 2004).

Em 1990, Tim Berners-Lee inventou a World Wide Web como um método de publicar informação em um formato de hipertexto na Internet. A Web começou a decolar em 1993, depois que o estudante de ciência da computação Marc Andreessen criou o primeiro popular navegador da Web, conhecido como Mosaic. Desde então, o número de sites e páginas da Web explodiu (ROSA NETO, 1998).

Especialistas perguntam sobre o quanto o tráfego está na Internet e quão rápido está crescendo. Está crescendo entre 50% e 60% ao ano? Ou 100% por ano? Mas não há dúvida de que a figura explodiu desde 1974, quando o tráfego diário na Internet ultrapassou os 3 milhões de pacotes. Primeiramente medidos em terabytes e petabytes, os cientistas dizem que o futuro aponta volumes mensais de tráfego nos exabytes - que é de 10 a 18 bytes de energia (ROSNAY, 1997).

Ganhar dinheiro na rede. E-commerce explodiu em cena em meados da década de 1990, e tem vindo a crescer desde então - tanto no total de vendas e como uma porcentagem de todas as vendas no varejo. As estatísticas mundiais de comércio eletrônico são difíceis de encontrar, mas o Departamento de Comércio dos EUA tem acompanhado as vendas de comércio eletrônico dos EUA desde o quarto trimestre de 1999. Eis um instantâneo de suas descobertas (RUSHKOFF, 1999)

As ameaças à segurança aumentam com o uso. Em 1988, o Morris Worm foi o primeiro grande ataque à Internet, desativando 10% dos 60.000 computadores host da Internet. Hoje, centenas de ataques mais sinistros são dirigidos a usuários de Internet a cada dia. De fato, a Equipe de Prontidão de Emergência de Computadores dos EUA (US-CERT) parou de contar o número de relatórios de incidentes de segurança recebidos em 2004 porque os ataques contra sistemas conectados à Internet se tornaram tão comuns que achavam que essa figura estava ficando grande demais para ser monitorada (SANTOS, 2004).

Spam cresce a ser caro, perigoso. Em 2003, cerca de 15 bilhões de mensagens de spam foram enviadas diariamente pela Internet. Isso significa que 45% de todas as mensagens de e-mail foram lançamentos não solicitados para coisas como drogas e tostão. Esses números parecem pitorescos hoje, em comparação com os 164 bilhões de mensagens de spam enviadas diariamente, representando 97% de todos os e-mails. Durante os últimos cinco anos, o spam mudou de ser irritante para ser mal-intencionado, com o crescimento de golpes de phishing induzidos por spam ( SERRALHEIRO, 2005).

Mais crescimento Especialistas dizem que a Internet continuará ao longo de sua trajetória de crescimento fenomenal, apesar da atual crise econômica global. O que é diferente é que a Internet se tornará cada vez mais móvel e social. Até 2012, mais pessoas terão acesso à Internet via telefones celulares do que os PCs. Suas atividades favoritas serão o download de músicas, vídeos e toques em vez de pesquisar na Web ou enviar e-mails.

1.2 SOCIEDADE DIGITAL: A ASCENSÃO DA INTERNET

A sociedade transita atualmente no que se concordou chamar Era Digital. Os computadores atalham lugar importante e eficaz no hodierno exemplo de sociabilidade que configura todos os campos da sociedade, agência, política, empregos, entretimento, conhecimento, relações. Os efeitos desse método são manifestos, sendo que essas alterações alteraram a vista social na busca pelo melhoramento e pela simplificação da vida e das técnicas dos indivíduos. As técnicas digitais permitiram uma nova extensão dos produtos, da transferência, arquivo e ascensão à ciência decompondo a vista social, econômica e política. Contudo, a extensão mais admirável do computador não é ele em si próprio, mas a competência de interligação, de concepção de rede (NEGROPONTE, 1995).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com