TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplo de fluxograma simples

Por:   •  25/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo: O setor moveleiro é um dos carros-chefes da economia na região Sul do país elevando o Brasil a ser quinto maior do mundo nesse seguimento com mais de 17 mil fabricas em todo o país. Mas o setor vem passando por bastantes dificuldades alavancada por essa crise, o mercado moveleiro vive hoje um excesso de oferta relacionado a queda expressiva de demanda. Além das dificuldades do cenário econômico em nosso país. As empresas que estão em atividade hoje no país estão sempre a procura novas formas e novos processos na qual como resultado trazendo  competitividade e até mesmo apenas para se mantiver ativas no mercado.

Introdução.

Em um país como Brasil passando por dificuldades com uma grande crise financeira,  acaba-se tornando muito difícil para as empresas . Com taxas e tributos excessivos e muita insegurança no mercado, esse seleto grupo de empresários e de pessoas que procuram seguir essa vida empreendedora acabam correndo muitos riscos em conseguir sua estabilidade no mercado.

Sabendo todos esses riscos, as empresas que se mantém no mercado estão sempre procurando maneiras de reduzir custos e melhorias na eficácia de seus processos, de maneira significativamente efetivo no intuito de atingir um lucro em meio de todos esses gastos e instabilidade.

Este trabalho tem por efeito fazer uma simulação relativo ao funcionamento  de uma empresa de móveis comum que está passando por uma grande dificuldade. Essa empresa utiliza-se de  processos simples, eficaz mas não o suficiente.  Esta simulação mostrará em um fluxograma todos esses processos e sua eficácia, mostrando principalmente os principais problemas, e alguns pontos onde podem ser melhorados.

O mercado moveleiro na atualidade.


O setor moveleiro é um dos carros-chefes da economia na região Sul do país. Apesar da crise econômica, o mercado de móveis vem se mostrando bem resistente e tem buscado alternativas para combater a instabilidade pela qual está passando.

Segundo pesquisas feitas pela Simovale – Sindicato da Industria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai – as indústrias de Santa Catarina iniciaram o ano de 2018 com elevação nos indicies de confiança, o que é um ponto a mais para o setor moveleiro, que obteve crescimento de mais de 12% em sua produção nacional se comparada com a do ano anterior, segundo os dados fornecidos pelo IEMI, IBGE e SECEX. A pretensão é de que o mercado varejeiro de imóveis consiga avançar 7,8% no faturamento anual (DINO, EXAME. 7 de maio 2018).

Principais problemas enfrentados pelo setor moveleiro.

A indústria moveleira brasileira é a quinta maior do mundo e possui cerca de 17 mil fábricas. Todavia, os efeitos da crise geraram baixa produtividade nas empresas e ainda se fazem presentes. Para o setor moveleiro não está sendo diferente.

O mercado moveleiro vive hoje um excesso de oferta relacionado a queda expressiva de demanda. Além das dificuldades do cenário econômico, o setor é comumente marcado pela desorganização operacional e gerencial das fábricas, tornando o seu maior problema o desperdício de matéria prima e mão de obra, o que está diretamente relacionado à baixa produtividade. Esses fatores tornam os custos de produção mais elevados, consequentemente diminuindo a competitividade (EJEP. 11 de julho2017).

Características de uma empresa moveleira comum e seu fluxograma.

Seguindo a relação em que se encontra a situação da indústria moveleira hoje no mercado, e vendo os seus principais problemas. Apresentaremos uma empresa de móveis comum e seu fluxograma no qual serão mostradas formas de molharias para seus processos no qual relativamente poderá manter essa empresa competitiva e ativa no mercado. Contudo são dados e informações criadas pelos acadêmicos Mateus Fogaça Da Silva e Ricardo Augusto que estão cursando  ADM pela Universidade de Caxias Do Sul.

 Esta empresa moveleira comum é fictícia criada pelos acadêmicos  apenas para demonstrar os principais problemas e apontar algumas melhorias em seus processos,no resultado de conseguir  enfrentar a situação que sua categoria  se encontra.

FLUXOGRAMA SIMPLES:

[pic 1]

Analisando o fluxograma acima percebemos que é bem simples. Uma empresa de móveis seguindo esse fluxograma até pode ser eficaz, caso a empresa não se preocupe com o desperdício de sua matéria prima e o controle de seus processos. Como já visto que os principais problemas enfrentados pelo setor moveleiro, e a situação  no qual o mercado relacionado á categoria vive hoje, com o excesso de oferta relacionado a queda expressiva de demanda, além das dificuldades do cenário econômico. Todo o tipo de falta de gestão,  desorganização e desperdícios de matéria prima levando como consequência até mesmo o fim para essa empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com