TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício de Administração estratégica

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS

Disciplina IH 162 – Administração estratégica     Data:  29/03/2016

Professor: Silvestre Prado de Souza Neto

Aluno: matrícula: .................................... Nome:...............................................................

Exercício número 4 de Administração Estratégica.

Depois de ler o capítulo 3 do livro texto e o artigo “O que acontece com os Estados Unidos”, responda à pergunta abaixo, enviando uma mensagem de até 30 linhas com referências citadas conforme prevê as regras da ABNT para o endereço neto.silvio@gmail.com até o dia 05 de abril próximo. Não respondam à minha mensagem geral ao enviar sua escolha e decisão.

Administrar pode ser resumido, em poucas palavras, a tomar decisões. O gestor é, em essência, basicamente um tomador de decisões. Decisões são tomadas para resolver problemas. No entanto, Herbert Simon nos explicou que toda decisão tem base em racionalidade limitada. Um dos pontos fundamentais em nossas crenças e valores está a opção por apresentarmos tendência maior a ser exemplaristas ou, muitas vezes, vindicatistas. Os vindicatistas, quando sabem que uma determinada ação ou comportamento é correta, sugerem que é válido e aceitável que se use até mesmo a força para implementar o que é mais conveniente para a sociedade. Os exemplaristas preferem ser pacientes e mostrar o que é bom sem uso de força ou pressão.

Culturas tradicionalistas têm costumes que parecem inadequados à modernidade. Por exemplo, a prática de casamento plural comum nas sociedades islâmicas ou a condenação à morte em diversos países por todo o mundo.

Na Índia, ainda existem juízes de províncias que admitem condenar uma mulher ao estupro coletivo como forma de castigo severo. Devemos concordar com costumes milenares como este em pleno Século XXI? É aceitável ser vindicatista em situações similares? O argumento de respeito às tradições se justifica nesses casos?

a. Encontre na internet artigos e livros que tratem especificamente de como se processa a tomada de decisão e quais os desafios que os gestores encontram nessa empreitada.

b. Cite pelo menos três artigos ou livros recentes (publicados há menos de três anos) que você encontrou sobre esse tema e explique porque os incluiria em sua lista de temas a serem abordados em um curso de Administração moderno e atualizado.

c. Em sua opinião, você tem a tendência natural a ser preferencialmente vindicatista ou exemplarista? Não tentem responder o que é mais aceitável e honroso, mas sejam honestos consigo mesmos explicando, por exemplo, porque escolheram a cidade, bairro ou município que indicaram no exercício 3. Nesse caso você foi mais racional ou emocional em sua escolha?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com