TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Gestão de Projetos

Por:   •  30/1/2024  •  Resenha  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 6

1.Pode existir monitoramento  e controle de um projeto sem  a existência  de um plano? Justifique.

De acordo com a apostila não é possível , pois o plano é imprescindível para a avaliação do progresso de execução do projeto, permite se tomar as ações a tempo de corrigir falhas ou atrasos.

Conforme pesquisa na fonte
< http://www.escritoriodeprojetos.com.br/plano-de-gerenciamento-do-projeto.aspx , acessado em 01/04/15, o plano de gerenciamento do projeto é a principal referência para a equipe do projeto. Ele descreve, junto com seus planos auxiliares, como os processos serão executados, controlados, monitorados e encerrados. Desta forma, guia a equipe durante todo o projeto.

2. O melhor momento para a indicação de um gerente para determinado projeto é durante ______________. Este gerente que foi indicado pretende realizar o planejamento da forma mais rápida e eficaz possível tendo em vista o prazo de início do projeto. O que você recomendaria para que ele fizesse de saída: uma _________________ com _________________.

O melhor momento para a indicação de um gerente para determinado projeto é durante a fase de iniciação do projeto. Este gerente que foi indicado pretende realizar o planejamento da forma mais rápida e eficaz possível tendo em vista o prazo de início do projeto. O que você recomendaria para que ele fizesse de saída: uma análise de viabilidade técnica e financeira do projeto com relação aos recursos de infraestrutura e facilidades que a organização possui, identificando as limitações que envolvem a mão de obra e os materiais.

etermine uma atividade e levante os dados da mesma para a elaboração do planejamento. Assim, preencha o quadro abaixo da atividade que você escolheu?

____QUADRO____

ATIVIDADE:

O QUE? - WHAT?

POR QUÊ? - WHY?

PARA QUÊ?

QUEM? (indique o responsável) - WHO?

ONDE? (indique o local onde será realizada atividade) - WHERE?

COMO? (como fazer) – HOW?

QUANDO? (data ou período) – WHEN?

QUANTO CUSTA? (valor da Atividade) – HOW MUCH?

Pontuação máxima: 10,00 pontos

RESPOSTA:.

ATIVIDADE: Melhoria de clima no RH da Empresa

O QUE? - WHAT? Realizar ações para melhoria do clima organização da Diretoria do RH

POR QUÊ? - WHY? Deve ser feito, pois o RH é um espelho para organização, precisa estar engajado com o negócio e motivado.

PARA QUÊ? Para aumentar a produtividade da área, pois equipes mais alinhadas e satisfeitas produzem mais.

QUEM? (Indique o responsável) - WHO? Grupo formado dentro da Diretoria.

ONDE? (Indique o local onde será realizada atividade) - WHERE? Em todas as áreas do RH, principalmente na gerência de comunicação e educação corporativa

COMO? (como fazer) – HOW? Promover diálogos nas equipes, criar modelo de job rotation, reavaliar as competências necessárias para o RH, desenvolver e treinar os lideres, promover ações de integração.

QUANDO? (data ou período) – WHEN? Iniciará em 02/05 até o final do ano de 2015. Será desenvolvido um cronograma para as ações.

QUANTO CUSTA? (valor da Atividade) – HOW MUCH? Não haverá custo.

Aula 3 exe 1

Observe os textos abaixo de Rodrigo Rembrandt de Souza Barros e de Viviane Pereira dos Santos intitulado: “A Importância do desenvolvimento da Equipe de Projetos” (http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/961).
“... Liderança: para direcionar a si, os liderados e os pares a um objetivo comum. É preciso envolver as pessoas, estimular novas idéias, criar e motivar as pessoas a desenvolver suas criações. O líder não é detalhista, não cuida das minúcias administrativas.
...............................................
Comunicação: é o maior fator de sucesso ou não de um projeto. Precisa existir [comunicação eficaz – inclusão nossa ) entre os membros da equipe e com todas as partes interessadas.”
Do exposto, justifique as razões que a postura diferenciada dos dois atributos levam o projeto ao fracasso.

Pontuação máxima: 10,00 pontos

Aplicar de forma correta a gerencia de comunicação em ambientes de projeto é fator determinante de sucesso do projeto. Ao planejar a comunicação o gerente de projetos não deve pensar somente na comunicação com cliente, mas também como será realizada a comunicação interna com a equipe do projeto. O gerente de projetos deve garantir que a equipe do projeto esta alinhada e comprometida com os objetivos do projeto, conclui-se que o planejamento da comunicação organizacional influencia a comunicação interna eficaz que por sua vez exerce influencia positiva sobre o comprometimento afetivo.
Ao negligenciar a comunicação com os membros da equipe o gerente de projeto cria um distanciamento entre ele e a equipe, o que pode impactar gravemente o projeto. Quando a comunicação interna do projeto é inexistente ou ineficaz podem surgir problemas como:

• Não entendimento do escopo por parte da equipe do projeto. A falta de comunicação com o gerente de projetos pode gerar dúvidas para a equipe do projeto sobre o escopo do mesmo;
• Não recebimento das informações necessárias no prazo adequado e com o nível de detalhamento necessário. Sem as informações necessárias para a realização das atividades a equipe de projeto não tem como executá-las;
• Não cumprimento do cronograma. Quando a equipe de projeto não é informada sobre os prazos de realização das atividades o cronograma do projeto como um todo é comprometido;
• Falta de comprometimento com o projeto. Quando a equipe de projeto não é informada sobre os acontecimentos do projeto ela não se sente parte integrante do projeto e consequentemente não estabelecem vínculos sentimentais com o projeto;
• Surgimento de conflitos interpessoais. Quando o gerente de projeto não promove a criação um senso de equipe, de um companheirismo entre todos os envolvidos no projeto, começam a surgir conflitos que comprometem a sinergia da equipe e o alcance dos objetivos do projeto;
• Mapeamento inadequado de riscos. Quando não existe comunicação entre o gerente e a equipe de projeto ou esta é falha, o mapeamento dos riscos não é completo ou é superficial, podendo gerar um grande volume de problemas para o projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com